FAMÍLIA DE NAZARÉ 9


A FAMÍLIA DE NAZARÉ

 COMEÇA A QUARESMA.



NESTA QUARTA FEIRA DE CINZAS
HÁ MISSAS às 12 H  e às 19HORAS



ESTÁ NA HORA DE VOCÊS ACORDAREM!
(Paulo aos Romanos)



SEXTA FEIRA DIA 11 NA BIBLIOTECA DA FLORESTA.

DIOCESE CONVIDA A IMPRENSA
 PARA O LANÇAMENTO DA CAMPANHA  SOBRE O AMBIENTALISMO.
Criada no ano de 1968 pela igreja católica, a Campanha da Fraternidade vem, há 47 anos, levando temas de cunho social para o debate popular. Este ano não será diferente: o tema escolhido para a campanha de 2011 foi “Fraternidade e a Vida no Planeta”. O lema leva a uma reflexão ainda mais ampla e foi tirado de uma passagem bíblica do livro dos Romanos, capítulo 8, versículo 22 - “a criação geme em dores de parto”.
 O aquecimento global e as mudanças que aconteceram no clima nos últimos anos têm tornado a vida de muita gente um verdadeiro caos. São fatos como os que aconteceram no Estado do Rio de Janeiro e em todo as  regiões do Norte ao Sul do Brasil e nas mais diferentes regiões do mundo que fizeram a igreja decidir por esse tema.
Em Rio Branco, o lançamento oficial será na Coletiva de Imprensa, nesta sexta feira às 9:00H na Biblioteca da Floresta quando o Bispo Dom Joaquín com sua Coordenação de Pastoral,  CIMI e  CPT convida todas as Redações de TV, Rádio e Jornais para apresentar o Texto Base e a programação da Campanha, que vai atuar durante os quarenta dias da quaresma.
Na semana passada duas centenas de lideranças da Igreja estiveram reunidas no Centro de Formação para conhecer a realidade, meditar o projeto de Deus e encaminhar ações, como dezenas de propostas de serviços, que vão do plantio de árvores ao apoio aos catadores e a valorização da floresta através de ações que evitam o desmatamento e aproveitam de forma sustentável os bens naturais.
O objetivo da Campanha não é atingir apenas os católicos, mas toda a sociedade, pois todos precisamos pensar o que será o mundo na próxima geração se não cuidarmos da natureza e não preservarmos aquilo que temos.


 SÁBADO DIA 12 DE MARÇO:


 FORMAÇÃO  SOBRE O EVANGELHO DE JOÃO.
São convocados os Formadores das Paróquias, Pregadores da RCC,  Coordenadores de GAMs, Casais  orientadores de Círculos domiciliares. De 7:30 às 16:30.

Porque no Ano Jubilar Eucarístico estudaremos o Evangelho de João?
Porque este Evangelho foi escrito também para os Cristãos de Rio Branco, que comemoram a passagem da Prelazia a Diocese com um Jubileu que será encerrado com um Congresso Eucarístico Diocesano em junho de 2012.
 O TEMA escolhido para o Congresso é:  “Eucaristia, Pão na caminhada dos discípulos missionários” e o LEMA: ” Levanta-te e come, pois longo é o caminho.
 Neste ano de 2011 estudaremos O LIVRO DOS 7 SINAIS, dando o merecido destaque ao quarto Sinal que é o da Partilha dos pães.
No próximo ano estudaremos O LIVRO DA COMUNIDADE com os Sinais que a Comunidade dos discípulos Missionários  deverá testemunhar e o LIVRO DA GLORIFICAÇÃO, como o maior testemunho do amor de Deus que tanto amou o mundo que lhe entregou o seu Filho unigênito, a fim de que todo o que nele crê não se perca, mas tenha a vida eterna” (Jo 3,16).
O estudo destas passagens do Evangelho de João será oferecido aos GAMs, aos Círculos domiciliares dos Casais, aos Catequistas, aos demais Ministros e povo em geral.
A Comissão teológica preparará outros subsídios para que o Ano da Eucaristia seja uma Escola de vida cristã para reavivar a fé na caminhada deste povo de discípulos missionários que caminha no deserto dos Vales do Acre e Purús.
O Ano Jubilar, preparado por onze Comissões que trabalham em conjunto nos oferece muitas iniciativas, como este Curso Básico sobre o Evangelho de João, a redescoberta dos Documentos Eucarísticos, a adoração intensa, as viagens missionárias nas várias paróquias, a criatividade do Setor - jovens, a animação dos Movimentos. Enfim, o Ano Jubilar favorecerá ainda mais a Pastoral de Conjunto da nossa Diocese, como também ajudará as paróquias que andam um pouco cansadas, as pastorais que se encontram meio desarticuladas. O Ano Jubilar será mais uma oportunidade para cultivarmos mais a Espiritualidade e a Mística que sustentem as lideranças sobrecarregadas e aumentem o espírito missionário que nos foi proporcionado pela experiência das Santas Missões Populares. Enfim, todos precisamos de mais entusiasmo e alegria em nossos compromissos.
Afinal, quando Jesus é o Centro, a Fonte e o Ápice da vida da nossa vida e das nossas paróquias, a tristeza, o cansaço, a desmotivação e o desencanto fogem de repente. Todos os discípulos missionários de Jesus não podem ser esmagados pelos problemas e pelo cansaço apostólicos. Precisamos urgentemente redescobrir o valor da Festa que é uma das manifestações mais antigas e coletivas  da humanidade. 
__________________________________


  ABERTURA DA CAMPANHA

É DOMINGO DIA 13 ÁS 17 HORAS NA

 CATEDRAL

As paróquias são convidadas  para a Abertura comunitária com seus padres na Missa das 17:00H, preparada pela Comissão Litúrgica Diocesana, CIMI E CPT.
 A Campanha da Fraternidade de 2011, reflete a questão ecológica, com foco, sobretudo, no problema das mudanças climáticas. Ela se coloca em sintonia com uma cultura que está se expandindo cada vez mais, em todo o mundo, de respeito pelo meio ambiente e do lugar em que Deus nos coloca, não só para vivermos e convivermos, mas também para fazer deste o paraíso com o qual tanto sonhamos

Após a Missa seguiremos em passeata até o  NOVO MERCADO VELHO frente o RIO ACRE.
__________________________


MEDITAÇÃO NESTE PRIMEIRO

DOMINGO DA QUARESMA. Mt 4,1-11

 A tentação de consumir, de se aproveitar egoisticamente dos bens da natureza, de querer sempre mais é a grande tentação dos seres humanos que pode chegar a dar o golpe fatal ao Planeta Terra. O nosso querido Planeta é vivo e dá a vida , mas parece não aguentar mais.
Vida mais sóbria, mais solidária será um sinal de Conversão para um novo estilo de vida, hoje cada vez mais urgente para não prejudicar a próxima geração.

Uma semana abençoada e uma queresma bem aproveitada.
padremassimo







<><><> 



Nenhum comentário: