Carta da Família 5.

  FAMÍLIA DE NAZARÉ AGRADECE
 PELA GRANDE AJUDA QUE ESTÁ RECEBENDO PARA CLIMATIZAR A CATEDRAL.



A Empresa ENGENHAR está trabalhando a todo vapor, sendo que a mão de obra está com a competência e pontualidade dos refugiados Cubanos e Colombianos que nesta altura se tornaram também  "apaixonados pela catedral".

CASAIS PREPARARAM A MISSA DA FAMÍLIA NESTE DOMIMGO DIA 13 ÀS 8:00H.

Esta celebração será oferecida todo mês, pois está sendo uma bênção para as famílias.
PREPARANDO O ANO JUBILAR  EUCARÍSTICO 
 COMEMORANDO OS 25 ANOS
DA DIOCESE DE RIO BRANCO.

Junho 2011- junho 2012


A  CONSTRUÇÃO DA CATEDRAL NOSSA SENHORA DE NAZARÉ.
A história começou no dia 25 de julho de 1948, quando aconteceu a sagração de Dom Júlio Mattioli, como Bispo-Prelado da Prelazia Nullius de São Peregrino Laziosi do Alto Acre e Purus.
Pela tarde desse mesmo dia, dia 25 de julho de 1948, o Sr. Bispo Prelado, assistido por três Bispos, dez sacerdotes, muitas autoridades e gente do povo e representantes de todas as associações religiosas, lançava a primeira pedra da nova Catedral de Rio Branco.
Para realizar a obra, ideou-se aproveitar o mesmo material que iria ser tirado do lugar da construção, o barro para fabricar os tijolos, base fundamental de toda a construção.
Todo o povo colaborava na construção. A população, muito generosa, colaborou ativamente com festas e quermesses para os custos da construção. Os arraiais eram freqüentes; todas as doações de qualquer classe eram bem recebidas. Todos ajudavam para ver subir as paredes da nova Catedral, que muitos achavam um exagero, dado seu tamanho, pois nunca iria encher de gente.
Depois de oito anos começaram a verem-se alguns resultados, bem manifestos para todos, até para os incrédulos que não tinham fé de ver a obra terminada. No dia 10 de outubro de 1956 terminava o serviço de alvenaria da nova Igreja com a inauguração do cruzeiro, iluminado à noite. E no dia 8 de abril de 1957 a nova Catedral de Rio Branco era coberta completamente.
Assim, depois de vários anos, de muitos sacrifícios e de inúmeros trabalhos, em 1958, viu-se ultimada e inaugurada a Catedral Nossa Senhora de Nazaré, cognominada o “Milagre da Floresta”.


EM DEFESA DOS VALORES CRISTÃOS AMEAÇADOS

O mundo de hoje é pagão e quer nos seduzir com falsos valores, bem contrários aos valores cristãos que acabamos de lembrar. O mundo quer nos contaminar com o individualismo, a ganância, a ambição, a corrupção, a desonestidade, o comodismo, a concorrência desleal e cruel, a indiferença aos clamores dos outros, o abuso da sexualidade, a desvalorização da família, o lucro a qualquer custo.  Tudo isso é contrário à ética e à moral que nós conhecemos à luz do Evangelho. É a chamada cultura hostil que se alimenta nesta cultura neoliberal, com seus ensinamentos  alimentando o individualismo, o interesse particular na política, o lucro e não o bem comum na Economia, o monopólio na Comunicação. Neste mundo pagão o neoliberal a Ética está no último lugar, certamente atrás da Economia e da política. 
1.       Quais são os valores cristãos ameaçados pela Cultura hostil?

Verificamos que os valores cristãos que estão na base da vida comunitária, justa e fraterna que
vivenciamos nas CEBs, estão sendo ameaçados por uma cultura hostil, isto é, contrária ao ensinamento do Evangelho. Veja alguns dos nossos valores ameaçados:
- A Gratuidade que aparece quando uma pessoa se relaciona com outra sem visar o interesse e sem basear-se nos bens materiais. É querer o bem do outro por amor.
- A Festa verdadeira, que acontece quando as pessoas são consideradas mais importantes do que os bens materiais e nasce pela boa convivência com a vizinhança.
- A Acolhida do outro, que acontece quando colocamos bens e valores a serviço das pessoas, como hospedar pessoas, partilhar e viver a solidariedade com o maior carinho, de forma espontânea e sincera.
- A Teimosia na luta pela vida. É a vontade de viver, superando barreiras e dificuldades, lutando resistindo, agüentando situações quase impossíveis, sem cair no desespero.
- A Luta solidária pela justiça. É quando a gente não pensa só em si, mas junta sua dor e seus anseios às dores e anseios dos outros, querendo justiça e liberdade para todos.
- A Compaixão e Misericórdia. É quando se tem o coração cheio de ternura e se entende quem vive em situação igual ou pior, e mesmo nas dificuldades se tenta solucionar o caso de quem passa pior necessidade.
- A Esperança. É quando se sabe enfrentar e superar situações de desespero, sendo que a última palavra é sempre de esperança.
- A Experiência de Deus. Por ser acolhedor e viver desapegado dos bens, sente-se a necessidade de viver com maior intensidade a presença de Deus em sua vida. Quem se sente amado e protegido por Deus, adquire fortes energias para enfrentar os desafios do dia-a-dia.



O EVANGELHO DESTE DOMINGO: MT 5


JESUS, O MESTRE DIVINO DEIXA O ENSINAMENTO SOBRE VIOLÊNCIA, ADULTÉRIO, DIVÓRCIO E FALSO TESTEMUNHO.

1) Homicídio: "Ouvistes: Não matarás... aquele que matar terá de responder em Juízo..."
Eu: "Todo aquele que se encolerizar contra seu irmão, terá que responder em  juízo..."
Condena: todo tipo de morte: calúnia... mentira... fraude... ofensa...
Matar lideranças, não dando espaço na comunidade... E o ABORTO?
(Se houvesse um raio X capaz de mostrar o cemitério que criamos dentro de nosso coração, nós nos assustaríamos...Quantas pessoas estão mortas, para nós!)
2) Adultério: "Ouvistes: não cometerás adultério..." (eram bem mais severos para as mulheres).
Eu: "Quem olhar para uma mulher com desejo desonesto... já pecou em seu coração".
Condena: não só o ato consumado de adultério, mas também o desejo... o adultério de coração.... certas amizades já são adultério... Não basta manter escondido da esposa ou do esposo as infidelidades. "Se teu olho for ocasião de queda... corta-o"...
Não devemos tomar ao pé da letra, mas significa radicalidade.
3) Divórcio: "Ouvistes: Aquele que repudiar sua mulher, dê-lhe um certificado de repúdio".
A lei de Moisés "tolerava" o divórcio em certos casos (união ilícita), para preservar a mulher nesses casos: direito de igualdade.
Eu: "Todo aquele que repudia sua mulher, faz com que ela adultere: e quem se casa com ela, comete adultério".
Condena: o divórcio anula a tolerância da Lei mosaica e afirma a indissolubilidade do vínculo matrimonial...
Qual nossa atitude pastoral, hoje, para os separados, e os de 2ª união?
4) Perjúrio: "Ouviste: Não jurarás falso...”
Eu: "Não jureis de modo algum... Vosso sim seja sim, vosso não, não. Tudo que for, além disso, vem do maligno...

A PÍLULA SEMANAL DE OTIMISMO.

Sorria! Você tem uma grande oportunidade  em suas mãos, para “curtir” coisas boas e diferentes. Você poderá fazer desta semana una Grande Semana.

Gostaria de lhe dizer, sempre que for possível, aproveitar os momentos que a vida lhe reserva para ficar ao lado de quem ama, como eu fiz nestas férias.Porque estes são  momentos que marcam a história da nossa vida.
O Amor, é um sentimento que o mundo está precisando muito.

Mas não só de amor paterno, do amor conjugal, ou amor de filhos, que são todos importantes, aliás, muito importantes. Mas o mundo carece de outro tipo de amor, que anda meio escasso “no mercado”. Esse amor ao qual me refiro é um amor incondicional: saiba amar e expresse este amor com qualquer pessoa que encontrar nos seus caminhos hoje. Olhe nos seus olhos e cultive este sentimento tão bonito que é o amor, também pronunciando aquele bom dia cheio de encanto.
Isso quero fazer nesta semana com você, minha amiga e meu amigo.
Um abraço e até na Missa de quinta feira às 12:00H, para recuperar as forças e nos reabestecermos na caminhada.
padremassimo

 

Nenhum comentário: