A MISSÃO DO SACERDOTE NESTE MUNDO PLURALISTA.


  • O seminário existe para formar os futuros padres, não só nas ciências teológicas, mas para adquirir um estilo de vida que sabe se relacionar com as pessoas a quem é chamado a transmitir a Palavra do mestre Jesus e entrar em empatia com o povo para compreender melhor suas necessidades e seus anseios mais profundos.
  •  E  o sacerdote deve saber se relacionar com todo o rebanho dos fiéis e sobretudo com aqueles que não acreditam mais e se declaram “sem religião”. Seria suficiente lembrar a parábola do Bom Pastor que deixa as noventa e nove ovelhas  para procurar quem não está presente no rebanho. Nesta página do Evangelho se resume assim  a missão do sacerdote que não só  saberá acolher  aquele quem não crê, mas  ir sobretudo á sua procura, com respeito e no diálogo.
  •  Esta busca nos tempos pós modernos não parece porém ser muito praticada pois constitui o maior desafio do evangelizador , talvez por um sentimento de respeito das opiniões neste mundo pluralista ou talvez por uma tendência hoje dominante de se fechar entre os próprios fiéis no templo, felizes de nadar em aquário e em águas tranqüilas, no lugar  de navegar em águas mais profundas e marcar presença nos Areópagos  modernos.Quando esta atitude de fechamento se torna geral, acaba acontecendo a separação do grupo dos crentes do grupo dos não crentes, quase que estes resistindo à chamada se tornassem os culpados e por isso mesmo quase  os cabritos  da esquerda do Senhor.
  •  Uma atitude que lá onde se verificasse poderia se configurar numa espécie de racismo religioso, para usar uma expressão um pouco forte e provocadora.Mas o  ateísmo não é necessariamente uma ideologia de oposição radical a Deus e aos seus fiéis, como  se fosse uma forma de fundamentalismo definindo errados e alienados todos aqueles que acreditam. Na verdade quem não crê é simplesmente aquele que não teve ainda a oportunidade de encontrar pessoalmente a Deus e ainda não teve a experiência daquele dom que se chama de fé que pode chegar ou não chegar. Esta é uma  extraordinária experiência que   o sacerdote tem a missão de favorecer porque quando acontece sacode e muda a vida.
  • Neste sentido o sacerdote deverá se sintonizar com as inquietudes, os questionamentos, as buscas espirituais e  operar  especialmente em favor daqueles que não acreditam e que ansiosamente procuram  às apalpadelas.O sacerdote que compreende  a  grandeza e a originalidade do Cristianismo, transmite a fé num  Deus que é Pai, Criador, Salvador e que não deixa no abandono esta humanidade, tentada de usar de sua liberdade para se destruir. Mas a palavra chave é crer.
  • Crer e se alegrar  que o homem tenha enormes poderes, para favorecer o desenvolvimento científico e tecnológico, que saiba favorecer o bem estar, o progresso e a felicidade de todos os povos, nas  crer também nos limites humanos, pois nenhum avanço tecnológico poderá  libertar e salvar um homem diante da morte, pois a morte continua sendo um grande mistério.E o sacerdote continua convidando ao templo não para desafiar, mas para mostrar a beleza do sagrado, oportunizar um ambiente de silêncio e de meditação, de amizade, de diálogo e a possibilidade de ter a agradável experiência de se sentir um filho muito amado e a  este Pai amoroso  pertencer.Esta aproximação entre crentes e não-crentes favorece a todos, enriquece a todos, pois todos possuem riquezas que devem ser partilhadas. 
  • Isso deve acontecer normalmente na sociedade civil onde todos devem ser aceitos ajudados a conviver na comunhão social, independente de escolha religiosa, política, sexual, mas de uma forma ainda mais forte deve acontecer na Comunidade cristã que se reúne e age em nome de Cristo.





Nenhum comentário: