Família de Nazaré 7

FELIZ DOMINGO,
 QUERIDA FAMÍLIA DE NAZARÉ !

" QUE TODOS SEJAM UM"
Ecumenismo para uma Cultura de fraternidade e respeito entre as Religiões.
Nesta foto há padres, pastores, daimistas, espíritas e umbandistas, abrindo o segundo Núcleo no Município de Bujari.
Sábado dia  26, às 8:30 da manhã acontece como todos os meses, na Catedral,  o Encontro do INSTITUTO ECUMÊNICO, desta vez tratando sonbre a Atuação das Igrejas nas Unidades Penais com a presença do Secretário de estado da Justiça Henrique Corinto, Pe. Mássimo, Pr Cid Mauro e Sra Maria José da federaçao Espírita. Todos são sempre convidados para respirar um ar de fraternidade entre as diferentes expressões religiosas.


CASA DE APOIO À  SAÚDE DO SERINGUEIRO.
Sábado passado, visitamos com um grupo de Casais  a  Casa de apoio à  saúde do Serngueiro. É a casa do casal Edvaldo e Rosélia que há 16 anos abrem a porta de sua residência no bairro Taquari a dezenas de doentes que vêm do interior do Estado para procurar tratamento de saúde. Encontramos desta vez 36 hóspedes. Uma experiência de acolhida e de amor que merece ser conhecida e apoiada. Traversa Cancan de Fogo, fone 99641287 

FORMAÇÃO SOBRE A CAMPANHA DA FRATERNIDADE
 É SÁBADO DIA 26 DE FEVEREIRO NO  CDF, das 7 às 17horas.
TEMA: FRATERNIDADE E VIDA NO PLANETA.
LEMA: " A criação geme em dores de parto".
Este tema traz para nossa reflexão a preocupante situação de nosso Planeta, nossa casa, que sofre os efeitos de uma exploração predatória de seus recursos naturais. O gemido da cração aparece hoje na deteriorização do meio ambiente, consequencia de uma exploração descuidada e, muitas vezes, gananciosa dos recursos do planeta, conforme haveremos de refletir nesta Campanha da Fraternidade. A Igreja precisa manifestar-se com gestos visíveis em defesa da vida.


Ano Jubilar Eucarístico
25 anos da Diocese de Rio Branco

Tema: Igreja que anuncia o Evangelho
e proclama a Graça do Senhor

Comissão Central

Nome
Telefone
01. Dom Joaquín
02.Padre Asfury
03.Padre Mássimo
04.Diácono Miranda
05. Itamar Zanin
06. Dione Daher
07.Francisco Maia
08. Irmã Aneide
09.Meire Negreiros


Casal Ney e Socorro
somando as forças do Serviço ECC com a PASTORAL URBANA e o  ANO JUBILAR EUCARÍSTICO.
  


A PALAVRA DE DEUS NESTE OITAVO DOMINGO DO TEMPO COMUM.
"Não se preocupem com o dia de amanhã" (Mt 6,24-34)

O futuro a Deus pertence! Preocupar-se demais com o amanhã é a grande tentação de não confiar que Deus sustenta seus filhos. Mas isso não significa ficar de braços cruzados, esperando as coisas caírem do céu.
 Significa crer que Deus cuida de seus filhos em todas as situações da vida.
Quando não percebemos a presença de Deus, somos tentados a pôr total confiança nos bens materiais ou em certas pessoas.
No entanto, bens e pessoas  passam. Somente o amor de Deus é eterno, é infinito, é para sempre.
É este amor que nos consola nos momentos difíceis da vida. É este amor que nos impulsiona a servir a Deus na pessoa do irmão, mesmo quando não há reconhecimento do nosso trabalho.


ARTISTAS DA ORNAMENTAÇÃO.
Todo sábado, como sem falta, um grupo de senhoras ornamentam o  Presbitério da Catedral com arranjos de flores. Isso é feito com amor e competência para preparar o dia do Senhor.
Na foto a dona Eledice e a dona Zenilda.

Um abraço de padremassimo


SACRAMENTO DA RECONCILIAÇÃO

Breve Catequese

 Sobre o Sacramento da Confissão


1. O QUE É CONFISSÃO ? R: Confissão ou Penitência é o Sacramento instituído por Nosso Senhor Jesus Cristo, para que os cristãos possam ser perdoados de seus pecados, e receberem a graça santificante. Também é chamado de sacramento da Reconciliação. 
 
2. QUEM INSTITUIU O SACRAMENTO DA CONFISSÃO OU PENITÊNCIA? R: O sacramento da Penitência foi instituído por Nosso Senhor Jesus Cristo, segundo nos ensina o Evangelho de São João: "Depois dessas palavras (Jesus) soprou sobre eles dizendo-lhes: Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem vocês perdoarem os pecados, ser-lhes-ão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos " (Jo 20, 22-23)

3. A IGREJA TEM A AUTORIDADE PARA PERDOAR OS PECADOS ATRAVÉS DO SACRAMENTO DA PENITÊNCIA? R: Sim, a Igreja tem esta autoridade porque a recebeu de Nosso Senhor Jesus Cristo: "Em verdade vos digo: tudo o que ligardes sobre a terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes sobre a terra será também desligado no céu"( Mt 18,18 ). 

4. POR QUE ME CONFESSAR E PEDIR O PERDÃO PARA UM HOMEM IGUAL A MIM?   R: Só Deus perdoa os pecados. O Padre, mesmo sendo um homem sujeito às fraquezas como outros homens, está ali em nome de Deus e da Igreja para absolver os pecados. Ele é o ministro do perdão, isto é, o intermediário ou instrumento do perdão de Deus, como os pais são instrumentos de Deus para transmitir a vida a seus filhos, como o médico é um instrumento para restituir a saúde física, etc. 


5. OS PADRES E BISPOS TAMBÉM SE CONFESSAM ?
R: Sim, obedientes aos ensinamentos de Cristo e da Igreja, todos os Padres, Bispos e mesmo o Papa se confessam com freqüência, conforme o mandamento: "Confessai os vossos pecados uns aos outros " ( Tg 5,16 ).

6. O QUE É NECESSÁRIO PARA FAZER UMA BOA CONFISSÃO ? R: Para se fazer uma boa confissão são necessárias 5 condições: a) um bom e honesto exame de consciência diante de Deus; b) arrependimento sincero por ter ofendido a Deus e ao próximo; c) firme propósito diante de Deus de não pecar mais, mudar de vida, se converter; d) confissão objetiva e clara a um sacerdote; e) cumprir a penitência que o mesmo nos indicar.

7. COMO DEVE SER A CONFISSÃO ? R: Diga o tempo transcorrido desde a última confissão. Acuse (diga) seus pecados com clareza, primeiro os mais graves, depois os mais leves. Fale resumidamente, mas sem omitir o necessário. Devemos confessar os nossos pecados e não os dos outros. Porém se participamos ou facilitamos de alguma forma o pecado alheio, também cometemos um pecado e devemos confessá-lo (por exemplo, se aconselhamos ou facilitamos alguém a praticar um aborto, somos tão culpados como quem cometeu o aborto). 

8. O QUE PENSAR DA CONFISSÃO FEITA SEM ARREPENDIMENTO OU SEM PROPÓSITO DE CONVERSÃO, OU SEJA SÓ PARA "DESCARREGAR" UM POUCO OS PECADOS ?
R: Além de ser uma confissão totalmente sem valor, é uma grave ofensa à misericórdia Divina. Quem a pratica, comete um pecado grave de sacrilégio.

9. QUE PECADOS SOMOS OBRIGADOS A CONFESSAR? R: Somos obrigados a confessar todos os pecados graves (mortais). Mas é aconselhável também confessar os pecados leves (veniais) para exercitar a virtude da humildade.

10. O QUE SÃO PECADOS GRAVES (MORTAIS) E SUAS CONSEQÜÊNCIAS ? R: São ofensas graves à Deus ou ao próximo. Apagam a caridade no coração do homem; desviam o homem de Deus. Quem morre em pecado grave (mortal) sem arrependimento, merece a morte eterna, conforme diz a Escritura: "Há pecado que leva à morte" (I Jo 5,16b).

11. O QUE SÃO PECADOS LEVES (VENIAIS) ? R: São ofensas leves a Deus e ao próximo. Embora ofendam a Deus, não destroem a amizade entre Ele e o homem. Quem morre em pecado leve não merece a morte eterna. "Toda iniqüidade é pecado, mas há pecado que não leva à morte" ( I Jo 5, 17 ).

12. PODEIS DAR ALGUNS EXEMPLOS DE PECADOS GRAVES ? R: São pecados graves por exemplo: O assassinato, o aborto provocado, assistir ou ler material pornográfico, destruir de forma grave e injusta a reputação do próximo, oprimir o pobre o órfão ou a viúva, fazer mau uso do dinheiro público, o adultério, a fornicação, entre outros.

13. QUER DIZER QUE TODO AQUELE QUE MORRE EM PECADO MORTAL ESTÁ CONDENADO ? R: Merece a condenação eterna. Porém somente Deus que é justo e misericordioso e que conhece o coração de cada pessoa pode julgar.

14. E SE TENHO DÚVIDAS SE COMETI PECADO GRAVE OU NÃO ? R: Para que haja pecado grave (mortal) é necessário: a) conhecimento, ou seja a pessoa deve saber, estar informada que o ato a ser praticado é pecado; b) consentimento, ou seja a pessoa tem tempo para refletir, e escolhe (consente) cometer o pecado; c) liberdade, significa que somente comete pecado quem é livre para faze-lo; d) matéria, significa que o ato a ser praticado é uma ofensa grave aos mandamentos de Deus e da Igreja. Estas 4 condições também são aplicáveis aos pecados leves, com a diferença que neste caso a matéria é uma ofensa leve contra os mandamentos de Deus.

15. SE ESQUECI DE CONFESSAR UM PECADO QUE JULGO GRAVE ?
R: Se esquecestes realmente, o Senhor te perdoou, mas é preciso acusá-lo ao sacerdote em uma próxima confissão.

16. E SE NÃO SINTO REMORSO, COMETI PECADO ? R: Não sentir peso na consciência ( remorso ) não significa que não tenhamos pecado. Se nós cometemos livremente uma falta contra um mandamento de Deus, de forma deliberada, nós cometemos um pecado. A falta de remorso pode ser um sinal de um coração duro, ou de uma consciência pouco educada para as coisas espirituais. ( por exemplo, um assassino pode não ter remorso por ter feito um crime, mas seu pecado é muito grave ).

17. A CONFISSÃO É OBRIGATÓRIA ? R: O católico deve confessar-se no mínimo uma vez por ano, ao menos para preparar-se para a Páscoa. Mas somos também obrigados toda vez que cometemos um pecado mortal.

18. QUAIS OS FRUTOS DE SE CONFESSAR CONSTANTEMENTE ? R: Toda confissão apaga completamente nossos pecados, até mesmo aqueles que tenhamos esquecido. Nos dá a graça santificante, tornando-nos naquele instante uma pessoa santa. Tranqüilidade de consciência, consolo espiritual. Aumenta nossos méritos diante do Criador. Diminui a influência do demônio em nossa vida. Faz criar gosto pelas coisas do alto. Nos exercita na humildade e faz crescer todas as virtudes.

19. E SE TENHO DIFICULDADE PARA CONFESSAR UM DETERMINADO PECADO? R: Se somos conhecidos de nosso pároco, devemos neste caso fazer a confissão com outro padre para nos sentirmos mais à vontade. Em todo caso antes de se confessar converse com o sacerdote sobre a sua dificuldade. Ele usará de caridade para que a sua confissão seja válida sem causar-lhe constrangimentos. Lembre-se, ele está no lugar de Jesus Cristo!

20. O QUE SIGNIFICA A PENITÊNCIA DADA NO FINAL DA CONFISSÃO ? R: A penitência proposta no fim da confissão não é um castigo; mas antes uma expressão de alegria pelo perdão celebrado.