FAMÍLIA DE NAZARÉ 13


NESTE DOMINGO HAVERÁ DISTRIBUIÇÃO

DA AGÊNDA DA SEMANA SANTA

Não Percam !



FELIZ DOMINGO,
 QUERIDA FAMÍLIA DE NAZARÉ !

O SENHOR MORREU E RESSUSCITOU:

 ELE É O SENHOR !


EQUIPE DE EVENTOS, DE ACOLHIDA E LITURGIA
acolhendo o povo nas celebrações deste último domingo.
SENHOR, TU ES A MINHA LUZ ! CREIO SENHOR!


PARABÉNS, DORA DA CATEDRAL !!

Pergunta: Qual o seu maior tesouro?
Dôra: A minha Fé e a minha Família.

Pergunta: Qual sua maior alegria na família?
Dôra: Ter sido mãe de três filhos

Pergunta: Qual sua maior alegria em sua Fé?
Dôra: A cura do Rodolfo e da Valéria.

Pergunta:O que representa a Catedral para você?
Dôra:  Sempre foi um lugar de fé, aqui comecei aos 9 anos, conheci o Guillerme, casei aos 17 anos batizei os meus três filhos, enfim é a minha segunda família.

Pergunta:Mas na catedral é o luigar onde exerce sua profissão?
Dôra: Isso acontece ha um ano e continuo a cuidar da Catedral com o maior zelo e  amor.

Pergunta: Qual seu relacionamento com quem tem outra crença?
Dôra: Eu amo a minha Igreja, adoro a Eucaristia, amo a Maria e sinto muito pelos outros que não valorizam isso, mas eu respeito qualquer um e desejo que seja feliz também.

Pergunta: Quias os seus sonhos?
Dôra:  Formar o Rodolfo em psicologia, e a Natália que curse sua faculdade.



DIÁCONO FRANCISCO !
estamos lhe aguardando, ainda temos a esperança de lhe abraçar vivinho em fólia.
Na foto: As assessoras da CNBB, a Pascom da Cristo Loibertador e a Pascom Diocesana.
 PASCOM É PRIORIDADE MESMO!
Finalmente a pastoral da Comunicação está avançando em qualidade e quantidade. Precisamos aprender a comunicar o Evangelho de forma autêntica, mas também clara, nova, atraente. Precisamos de mais garra, competência e mística para visitar as pessoas em suas casas, nas repartições públicas, corpo a corpo nos bairros. Usar também e saber usar bem a comunicação nos Jornais, Rádio e Televisão e Internet.
Elide e Maria da Luz vieram de Brasilia e Vitória para nos assessorar, sexta, sábado e domingo.
Agora é PASCOM em todas as paróquias.
Assista a TV Diocese e a TV Nazaré e seja assinante
da Revista " Nós Irmãos".









 SÉTIMO DIA DO PADRE JOSÉ COMBLIN:
 IGREJA POPULAR PERDE UM DE SEUS LÍDERS
Faleceu  dia 27 de Março, aos 88 anos o padre José Comblin, em Salvador, na Bahia. O padre, que sofria de problemas cardíacos, foi encontrado sem vida sentado em seu quarto, quando era esperado para a oração matinal.
Comblin era belga e veio para o Brasil em 1958 atendendo a um pedido de papa Pio XII, que solicitava sacerdotes voluntários para regiões com falta de padres. Dedicou sua vida aos pobres e a igreja popular, principalmente nos estados de Pernambuco, Paraíba e Bahia. Trabalhou com Dom Hélder Câmara e foi autor de dezenas de livros, entre eles, ‘A ideologia da segurança nacional: o poder militar na América Latina." Foi um dos primeiros a escrever sobre Pastoral Urbana.
Padre Comblin foi perseguido pelo regime militar, que ordenou sua detenção e deportação, em 1972, ao desembarcar no aeroporto de volta de uma viagem à Europa. Também participou do primeiro grupo da Teologia da Libertação




ANO JUBILAR RESGATANDO A HISTÓRIA.
PAULINO, HEITOR E ANDRÉ:
OS TRÊS MOSQUETEIROS DA FLORESTA.
                                Depois de uma viagem de  cento e quarenta e três  dias, os Servos  de Maria chegaram em Sena Madureira, na extremidade oeste da Amazônia perto do Peru.
Enviados pela Papa Bento 15, os frades  Servos de Maria com antiga fundados em 1233, partiram da cidade de Bolonha no dia 19 de Março e chegaram a Sena Madureira no dia 15 de Agosto de 1920.
Era uma Missão com uma extensão do tamanho da metade da Itália,  nada de estradas, só atravessada de grandes rios, como Purus, Acre, Iaco,  Macauã e Caeté. Chegaram em seguida também as irmãs Servas de Maria Reparadoras e as servas de Maria de Galeazza.
As viagens realizadas  por estes  missionários italianos nas vilas ao longo dos rios e no coração das matas, se forem somados dariam mais de uma viagem de ida e volta até a lua.
Pelo anúncio do Evangelho, muitas obras sociais foram realizadas como escolas, enfermarias, um hospital especial para hansenianos e um hospital para 190 leitos.
Padre Paolino  Baldassarri, natural de Loiano, completando 60 anos di serviço na Amazônia  já distribuiu toneladas de medicamentos ao longo dos rios e nos bairros de sena Madureira., onde o primeiro médico só chegou em 1975.
Mas o maior dos problemas começou no trágico ano de  1968 quando as primeiras grandes árvores foram derrubadas e assim a floresta milenar começou a ser destruída. A majestosa floresta que absorvia dióxido de carbono e oferecia  oxigênio para a saúde todos os seres viventes, foi substituída pelas pastagem para criação de gado.

E pelo fato das estradas não existirem, as gigantescas árvores nas suas imensas florestas acabavam sendo queimadas  e continuavam  naquela angustiosa agonia de morte meses a fio queimando num fogo violento e destruidor. Parecia o inferno.
As estradas logo se abriram penetrando florestas e assim  o precioso Mogno era avidamente transportado na direção de todos os países do mundo.
Destruição ecológica total.
Milhões de Km quadrados de Floresta, milhões de animais e várias espécie desaparecidas para sempre.
Milhares de Índios e Seringueiros enxotados para longe de suas casas e de sua terra, se refugiando  nas periferias das cidades, em áreas de risco, construindo favelas.
Até o último respiro da nossa vida, grilaremos em favor da Amazônia e em favor de todos os povos da Floresta.
Publicamos cento mil cópias em quatro línguas do Livro: A Amazônia que nós não conhecemos” clamando a opinião pública para se alertar diante da destruição da Floresta e clamado os governos de todos os países do mundo para modificar suas escolhas políticas e favorecendo uma consciência ecológica em seus países.
Sim , em nome de Deus pedimos um JUBILEU DE 10 ANOS, em favor da Floresta   suspendendo na maneira mais absoluta a destruição da fantástica Floresta Amazônica.
Ultimamente  algo está melhorando, pois a destruição diminuiu.
Rezamos para que os Países cooperem e não adquirem a preciosa madeira da floresta e seu preciosíssimo Mogno.
E' este o último grito do padre Paulino, do Padre André e do padre Heitor, todos com 84 anos de idade e há 60 anos na luta, com tantos outros que já deram sua vida por este povo e pela vida desta floresta. 

    
SESSÃO SOLENE NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA
PARA DEBATER A CAMPANHA DA FRATENIDADE.
Bispo Dom Joaquin, Instituto Ecumênico, Ambientalistas e Deputados Estaduais:
REDUZIR, REUTILIZAR, RECICLAR, REEDUCAR E REPLANEJAR = CONSUMIR MENOS.
QUEM IRÁ COMEÇAR?

INAUGURAÇÃO DO HOSPITAL DE URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS:
 " Servir com todo o coração".
O evento aconteceu netsterça com a presença de Secretários d e estado, parlamentares, médicos, servidores públicos e autoidades civis, militares e religiosas.

 
                             OS MORTOS QUE NÃO MORREM: João 11,1-45
Lázaro representa cada discípulo amigo de Jesus. Lázaro, amigo do Senhor, que tem escutado a voz de Jesus é um dos mortos que não morrem. Esta é a Esperança cristã: Eu sou a ressurreição e a vida. “Quem crê em mim mesmo que morra viverá”. (v.25) Em Jesus temos a vida eterna JÁ.  Falando em sentido espiritual, a ressurreição de Lázaro é  símbolo de quem sai do túmulo mal-cheiroso do pecado, acolhe a Palavra e recebe a vida de Deus.
v.1-13  Jesus recebe o recado de Marta e Maria: o amigo Lázaro está doente e precisa de uma visita. Jesus  sabe dos perigos desta viagem, mas quando se trata de ajudar o irmão necessitado, o medo não existe mais.
v.14-16 O atraso de dois dias é para Jesus chegar na hora certa para um grande acontecimento que irá aumentar a fé dos discípulos. Será também a viagem final para Jerusalém, onde Jesus dará a vida e também dará a sua vida.
v.17-20 O velório acontece em Betânia, onde todos confortam a família e aguardando Jesus.
v. 21-27 Marta professa sua fé: Jesus é o Messias, o Filho de Deus, o enviado do Pai e que os mortos irão ressuscitar. Jesus afirma: EU SU. Ele é a ressurreição e a vida, quem crê nele e vive com Ele nunca morrerá. Mesmo que o corpo morra fisicamente, não há de morrer espiritualmente, jamais.  Este sétimo Sinal conforta e explica o problema da morte.
v. 28-37 Jesus se encontra com Maria, outra irmã de Lázaro e todos choram.
v. 38-45 Jesus  não pede, mas agradece ao Pai porque todos crendo irão ver a glória de Deus. Lázaro, fiel amigo do Senhor, ouvinte atencioso de sua palavra, é  um dos mortos que não morrem.


Um abraço a todos e até mais
Padremassimo


Nenhum comentário: