COMEÇOU O ANO NOVO. ALELUIA!!

 TODOS OS POVOS VÊM PARA ADORAR O MENINO DEUS.
O BELO PRESENTE QUE A PARÓQUIA CRISTO LIBERTADOR GANHOU: PARABÉNS!


Dia 3: Igreja Católica e Igrejas Evangélicas presentes na declaração da Grande Guerra contra    a Aedes Aegypti

A Operação Guerra Contra Dengue  conta com 104 equipamentos para limpeza, sendo 13 retro escavadeiras, 13 pá carregadeira, 65 caçambas e 13 caminhões. São 243 profissionais para limpeza, 200 agentes de endemias, 400 agentes comunitários de saúde, 42 aplicadores de fumacê, 36 soldados do Exército, 70 garis, totalizando 991 profissionais. Além de 07 veículos com motores acoplados e 40 motores portáteis para aplicação de inseticida (fumacê).


A colaboração da sociedade é essencial para que a Operação Todos Contra Dengue tenha resultados positivos, pois a cada semana se registram 1.200 novos casos. TODAS AS IGREJAS, TODAS AS PARÓQUIAS DEVEM ENTRAR NESTA GUERRA. Veja na foto centenas de larvas perigosas na frente da Cúria.
                      
                     
A  Pastoral da Acolhida na Catedral  



É o cartão postal da Catedral, pois quem chega deve experimentar a alegria de fazer parte de uma família: a Família de Nazaré.

 - Acolhida nas Celebrações, antes, durante e depois, fazendo o papel de Jesus o Bom Pastor que conhece suas ovelhas pessoalmente em suas necessidades. Quem acolhe quer manifestar a alegria em receber a pessoa como irmão, evitando o anonimato. Procura criar um ambiente de família, onde todos se sintam em casa. Faz parte de um Ministério que juntamente às outras equipes da Celebração favorece o encontro pessoal e comunitário com Jesus Cristo que transforma vidas. Além disso, terá toda a  atenção com o bem estar dos presentes, indicando um lugar para sentar e sabendo dar  orientações sobre os diferentes serviços que a Catedral oferece.

- Acolhida Espiritual e  Centro de Escuta. Um agradecimento especial aos padres que atendem  as Confissões de manhã e de tarde, de segunda a sábado. E agradecemos o serviço de voluntários que ao longo da semana recebem, escutam, orientam, rezam acolhendo as pessoas em suas diferentes necessidades. São sete mulheres, das quais uma é assistente Social que atende quinta e sexta de 8 às 13 H.

 -Acolhida Pastoral. Quem  atende na Catedral  conhecer o que a mesma Catedral oferece: horários das celebrações, Novenas, Escola Bíblica, atividades pastorais, dias de visitas nas famílias e estar atualizado sobre as iniciativas das  várias paróquias, como: Preparação ao Matrimônio, Catequese, Celebrações, Serviços e Movimentos existentes.

.A catedral e a cidade. A Catedral procura  acompanhar  os  eventos culturais e sociais da cidade para marcar a vida de Rio Branco com uma presença de Igreja.

-Acolhida aos turistas e aos visitantes. Todos e principalmente os funcionários estudam a história da Catedral e tem a maior alegria em dar informações sobre o assunto. Também nas  Celebrações os Turistas e Visitantes têm uma acolhida especial.

- Acolhida às Pastorais Diocesanas e Movimentos Sociais. A Catedral por sua posição geográfica central recebe muitas solicitações para realização de encontros e treinamentos. Por isso  a Catedral tem a disposição cinco Salas que podem ser colocadas a disposição da sociedade organizada e das pastorais. Isso favorece sua aproximação e entrosamento com a população da cidade e do Interior. 





O DOMINGO DO BATISMO DO SENHOR. 

Mt 3,13-17

Após as festas do Natal,
em que celebramos o Mistério da infância de Jesus,
a Liturgia nos introduz no mistério da sua vida pública.
Tudo começou com o BATISMO DE JESUS,
cuja festa hoje celebramos.

No Evangelho, temos a realização da promessa: É Reino de Deus chegando...



 Mas Jesus precisava receber o Batismo ?
É claro que não. João até não queria batizar Jesus.
- Que sentido faz então Jesus se apresentar a João para receber este "batismo" de purificação, de arrependimento e de perdão dos pecados?

O Batismo é um momento importante, em que Jesus manifesta a sua IDENTIDADE e a sua MISSÃO:

- Jesus é SOLIDÁRIO com o Homem limitado e pecador.
Coloca-se ao lado dos pecadores para percorrer com eles
o caminho que conduz à liberdade.


- Jesus é o "FILHO AMADO" enviado pelo Pai ao mundo para realizar a libertação em favor dos homens.
- Jesus é o NOVO LIBERTADOR:  É Jesus  o novo Moisés revestido do Espírito de Deus, para conduzir o seu Povo da terra da escravidão para a terra da liberdade.
- Jesus é o MESSIAS ESPERADO: João reconhece ser apenas o precursor do Messias esperado.

Para entender a Identidade e a Missão de Jesus, Mateus recorre a três elementos simbólicos muito expressivos:
Os céus abertos:é o momento da Reconciliação entre Deus e os homens. Deus 
abriu seu coração e voltou a ser amigo dos homens.
O Espírito Santo desce em forma de pomba: o sinal de que a paz havia sido restabelecida
Ouviu-se uma voz do céu...": Há 300 anos o povo não ouvia a voz de Deus pelos profetas...
Ao enviar o Espírito sobre Jesus, Deus quer mostrar
que voltou a falar com os homens...

+ O Batismo de João que Jesus recebeu não é a mesma coisa do Batismo
que Jesus instituiu e mandou os apóstolos a realizarem...
O de João era apenas um rito penitencial... de purificação,
para os que aceitavam preparar-se para a vinda do Messias.

+ O Batismo de Jesus:

- É um Sacramento instituído por Cristo e realizado hoje pela Igreja.
- Lava a mancha do pecado original...
- Dá uma Vida Nova...
- Nos torna membros do Povo de Deus e da Igreja....
Filhos de Deus e herdeiros do céu.
- É um ato de Compromisso de servir Deus com fidelidade...

+ O BATISMO é o começo
de uma caminhada como seguidores de Cristo
e nos compromete a servir Deus com fidelidade,
como membros vivos e atuantes no Povo de Deus.






A Pílula de Otimismo da semana: 


No inicio de cada dia costumo fazer as minhas orações incluindo todos os amigos e conhecidos que encontro nas ruas da cidade ou cumprimentar o na catedral.
 Imagino que todos gostariam que lhes desejasse neste início de ano mais saúde, felicidade, facilidade nos estudos e para amanhã conseguir o emprego dos sonhos.

Na maioria das vezes, até nas orações pedimos uma vida mais fácil, pedimos que DEUS nos liberte das dificuldades. Até os alunos chegam a pedir aos professores não serem tão rígidos numa prova.
No entanto, são as dificuldades que nos permitem criar raízes mais profundas e nos ajudam a resistir com persistência a todas as tempestades que nos surgem a cada dia.


Deus  ajude a todos serem pessoas corajosas  que lutam para superar dificuldades e barreiras, custe oi que custar, mas sempre na perseverança e fidelidade.para serem com Jesus mais do que vencedor@s.
E tenham uma boa semana.

Um abraço de padremassimo


Nenhum comentário: