COMEÇOU O ANO NOVO. ALELUIA!!
TODOS OS POVOS VÊM PARA ADORAR O MENINO DEUS.
O BELO PRESENTE QUE A PARÓQUIA CRISTO LIBERTADOR GANHOU: PARABÉNS!
Dia 3: Igreja Católica e Igrejas Evangélicas presentes na declaração da Grande Guerra contra a Aedes Aegypti
A colaboração da sociedade é essencial para que a Operação Todos Contra Dengue tenha resultados positivos, pois a cada semana se registram 1.200 novos casos. TODAS AS IGREJAS, TODAS AS PARÓQUIAS DEVEM ENTRAR NESTA GUERRA. Veja na foto centenas de larvas perigosas na frente da Cúria.
A Pastoral da Acolhida na Catedral
É o cartão postal da Catedral, pois quem chega deve experimentar a alegria de fazer parte de uma família: a Família de Nazaré.
- Acolhida nas Celebrações, antes, durante e depois, fazendo o papel de Jesus o Bom Pastor que conhece suas ovelhas pessoalmente em suas necessidades. Quem acolhe quer manifestar a alegria em receber a pessoa como irmão, evitando o anonimato. Procura criar um ambiente de família, onde todos se sintam em casa. Faz parte de um Ministério que juntamente às outras equipes da Celebração favorece o encontro pessoal e comunitário com Jesus Cristo que transforma vidas. Além disso, terá toda a atenção com o bem estar dos presentes, indicando um lugar para sentar e sabendo dar orientações sobre os diferentes serviços que a Catedral oferece.
- Acolhida Espiritual e Centro de Escuta. Um agradecimento especial aos padres que atendem as Confissões de manhã e de tarde, de segunda a sábado. E agradecemos o serviço de voluntários que ao longo da semana recebem, escutam, orientam, rezam acolhendo as pessoas em suas diferentes necessidades. São sete mulheres, das quais uma é assistente Social que atende quinta e sexta de 8 às 13 H.
-Acolhida Pastoral. Quem atende na Catedral conhecer o que a mesma Catedral oferece: horários das celebrações, Novenas, Escola Bíblica, atividades pastorais, dias de visitas nas famílias e estar atualizado sobre as iniciativas das várias paróquias, como: Preparação ao Matrimônio, Catequese, Celebrações, Serviços e Movimentos existentes.
.A catedral e a cidade. A Catedral procura acompanhar os eventos culturais e sociais da cidade para marcar a vida de Rio Branco com uma presença de Igreja.
-Acolhida aos turistas e aos visitantes. Todos e principalmente os funcionários estudam a história da Catedral e tem a maior alegria em dar informações sobre o assunto. Também nas Celebrações os Turistas e Visitantes têm uma acolhida especial.
- Acolhida às Pastorais Diocesanas e Movimentos Sociais. A Catedral por sua posição geográfica central recebe muitas solicitações para realização de encontros e treinamentos. Por isso a Catedral tem a disposição cinco Salas que podem ser colocadas a disposição da sociedade organizada e das pastorais. Isso favorece sua aproximação e entrosamento com a população da cidade e do Interior.
O DOMINGO DO BATISMO DO SENHOR.
Mt 3,13-17
em que celebramos o Mistério da infância de Jesus,
a Liturgia nos introduz no mistério da sua vida pública.
Tudo começou com o BATISMO DE JESUS,
cuja festa hoje celebramos.
No Evangelho, temos a realização da promessa: É Reino de Deus chegando...
Mas Jesus precisava receber o Batismo ?
É claro que não. João até não queria batizar Jesus.
- Que sentido faz então Jesus se apresentar a João para receber este "batismo" de purificação, de arrependimento e de perdão dos pecados?
O Batismo é um momento importante, em que Jesus manifesta a sua IDENTIDADE e a sua MISSÃO:
- Jesus é SOLIDÁRIO com o Homem limitado e pecador.
Coloca-se ao lado dos pecadores para percorrer com eles
o caminho que conduz à liberdade.
- Jesus é o "FILHO AMADO" enviado pelo Pai ao mundo para realizar a libertação em favor dos homens.
- Jesus é o NOVO LIBERTADOR: É Jesus o novo Moisés revestido do Espírito de Deus, para conduzir o seu Povo da terra da escravidão para a terra da liberdade.
- Jesus é o MESSIAS ESPERADO: João reconhece ser apenas o precursor do Messias esperado.
Para entender a Identidade e a Missão de Jesus, Mateus recorre a três elementos simbólicos muito expressivos:
Os céus abertos:é o momento da Reconciliação entre Deus e os homens. Deus abriu seu coração e voltou a ser amigo dos homens.
O Espírito Santo desce em forma de pomba: o sinal de que a paz havia sido restabelecida
Ouviu-se uma voz do céu...": Há 300 anos o povo não ouvia a voz de Deus pelos profetas...
Ao enviar o Espírito sobre Jesus, Deus quer mostrar
que voltou a falar com os homens...
+ O Batismo de João que Jesus recebeu não é a mesma coisa do Batismo
que Jesus instituiu e mandou os apóstolos a realizarem...
O de João era apenas um rito penitencial... de purificação,
para os que aceitavam preparar-se para a vinda do Messias.
+ O Batismo de Jesus:
- É um Sacramento instituído por Cristo e realizado hoje pela Igreja.
- Lava a mancha do pecado original...
- Dá uma Vida Nova...
- Nos torna membros do Povo de Deus e da Igreja....
Filhos de Deus e herdeiros do céu.
- É um ato de Compromisso de servir Deus com fidelidade...
+ O BATISMO é o começo
de uma caminhada como seguidores de Cristo
e nos compromete a servir Deus com fidelidade,
como membros vivos e atuantes no Povo de Deus.
A Pílula de Otimismo da semana:
No inicio de cada dia costumo fazer as minhas orações incluindo todos os amigos e conhecidos que encontro nas ruas da cidade ou cumprimentar o na catedral.
Imagino que todos gostariam que lhes desejasse neste início de ano mais saúde, felicidade, facilidade nos estudos e para amanhã conseguir o emprego dos sonhos.
Na maioria das vezes, até nas orações pedimos uma vida mais fácil, pedimos que DEUS nos liberte das dificuldades. Até os alunos chegam a pedir aos professores não serem tão rígidos numa prova.
No entanto, são as dificuldades que nos permitem criar raízes mais profundas e nos ajudam a resistir com persistência a todas as tempestades que nos surgem a cada dia.
Deus ajude a todos serem pessoas corajosas que lutam para superar dificuldades e barreiras, custe oi que custar, mas sempre na perseverança e fidelidade.para serem com Jesus mais do que vencedor@s.
E tenham uma boa semana.
Um abraço de padremassimo
Nenhum comentário:
Postar um comentário