ABERTURA NO HORTO FLORESTAL. R de Reduzir O primeiro passo para diminuir a quantidade de lixo é reduzir a quantidade do que consumimos. No supermercado, por exemplo, podemos escolher produtos com pouca embalagem ou com embalagens mais resistentes e reutilizáveis. Na hora de levar as compras para casa, por que não levar uma sacola mais resistente, para evitar o uso de muitas sacolinhas de plástico? E na hora de escolher os bens duráveis, como fogão e geladeira, o negócio é escolher modelos de melhor qualidade, com garantia, que durem mais, reduzindo a necessidade de comprá-los de novo em breve.
R de Reutilizar Reutilizar significa guardar coisas que normalmente seriam jogadas fora e usá-las de novo. É uma forma de aproveitar os produtos sem que eles tenham passado por qualquer tipo de alteração ou processamento. Os principais resíduos que podem ser reutilizados são embalagens e roupas. Uma garrafa vira um vaso de plantas, a camisa velha vira um pano de chão, os potes de sorvete se transformam em potes para guardar comida, e por aí vai. Imagine se conseguirmos usar pelo menos mais de uma vez todas as coisas que consumimos, o quanto estaremos diminuindo o lixo de casa!
R de Reciclar Depois de evitar consumir coisas desnecessárias e de reaproveitar outras, agora é hora de pensar em reciclar. Reciclar é transformar uma coisa velha numa coisa nova. A reciclagem permite uma diminuição da exploração dos recursos naturais e muitas vezes é um processo mais barato do que a produção de um material a partir da matéria prima bruta.
R de Repensar Quando falamos neste quarto R, estamos querendo repensar nossos hábitos de consumo, que por muitas vezes são exagerados. É preciso parar e pensar antes de cada compra. O consumismo - comprar, comprar, comprar, mesmo que aquilo não seja necessário para você - traz ainda mais problemas para o planeta. Causa o esgotamento dos recursos naturais (ou seja, vão acabando a madeira, as reservas de metais, os animais etc.), a poluição das águas, do ar e do solo. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário