.DOM GIOCONDO 40 ANOS
As 34 vítimas serão lembradas na Celebração da Santa Missa nesta Quarta feira dia 28 de setembro.
Ao decolar de Sena Madureira em 28 de setembro de 1971, um avião que ia para Rio Branco caiu e incendiou-se. Morreram todos os passageiros, num total de 32. Entre eles, estava o bispo Dom Giocondo. A tristeza foi geral entre os parentes, que receberam os corpos em Feijó, Tarauacá e Rio Branco para sepultá-los.
Dom Giocondo tinha 43 anos de idade quando morreu. Era italiano e chegou ao Acre no dia 21 de agosto de 1965. Membro de uma família muito religiosa, entrou na Congregação Servos de Maria, onde estudou até se tornar sacerdote.
No Brasil, Dom Giocondo ficou em São Paulo, onde foi superior provincial da Ordem dos Servos de Maria. Com a morte do bispo da Prelazia Acre e Purus, Dom Júlio Mattioli, em 1962, veio ser bispo prelado, sendo consagrado bispo no dia 22 de agosto de 1965.
Segundo padre André, o bispo Dom Giocondo era um homem bastante entusiasmado e gostava de estar junto do povo percebendo assim que havia muita desigualdade social e que a igreja poderia contribuir para modificar a situação.
Uma forma encontrada pelo bispo para contribuir foi estudar Direito. Ele queria defender os mais humildes. Foi um dos fundadores da Faculdade no Acre, chegando a ser professor.
Essa identificação com o povo fazia com que as pessoas visitassem o bispo diariamente para pedir conselho. Entre essas pessoas estava o jovem José Augusto de Araújo, primeiro governador constitucionalmente eleito no Acre. “Ambos gostavam do povo”.
Outra iniciativa do religioso foi a criação do Hospital Santa Juliana e da Colônia Souza Araújo, em 1968. Para concretizar a idéia, ele fez campanha na Europa e conseguiu recursos.
O corpo de Dom Giocondo foi identificado porque tinha uma cruz no peito. Os restos mortais foram enterrados na Catedral Nossa Senhora de Nazaré, junto ao do primeiro bispo do Acre, Próspero Bernardi, e de Dom Júlio Mattioli.
A todos os leitores vai o meu abraço, sobretudo aos irmãos da Paróquia São Miguel em festa nesta quinta. padremassimo
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário