DERRUBAR OITO BARREIRAS PARA SE ACORDAR


Após o primeiro Retiro, os Missionários ficam entusiasmados, pois recebem o envio e começam a sonhar uma Igreja mais viva, popular e atuante. A Palavra que mais fica gravada é o apelo do Apóstolo Paulo: “Já é hora de vocês  acordarem.” (Rm 13,11) 
- O Missionário tem agora um desejo firme de conhecer cada vez melhor Jesus, sua pessoa e sua mensagem.
- O Missionário está disposto a se aproximar cada vez mais aos irmãos de sua Comunidade e do seu bairro, amando o seu povo e vivendo em comunhão fraterna.
- O Missionário está  querendo se capacitar para a Missão estudando cada proposta e iniciativa elaborada e apresentada pelo Núcleo Missionário Paroquial.

Já começou assim a Etapa do ACORDAR com seus três principais desafios:

- Acordar o Bairro, que é o local onde vai acontecer a Missão. O Missionário deverá começar uma pesquisa através de visitas amigáveis aos moradores mais antigos, para conhecer a história de seu bairro, e recolher depoimentos, fotografias e entrevistas. É o resgate dos valores dos nossos bairros com tantos gestos de solidariedade e de luta comunitária.

- Acordar a Comunidade. O Missionário se entusiasma com a idéia de recontar a história da Caminhada de sua Comunidade Eclesial de Base, valorizando os antigos monitores às vezes esquecidos, mas que são arquivos vivos escondidos há muito tempo. Há descobertas fantásticas de fotos dos mais antigos monitores, celebrações realizadas ao ar livre, as primeiras construções de Centros Comunitários, os padres que aqui trabalharam, valiosas poesias até então esquecidas nas gavetas.

- Acordar a Pessoa. Quantos católicos poderão ser resgatados com visitas, com novas propostas, com convites carinhosos para ajudar em gestos comunitários, valorizando os talentos e as necessidades de cada um com atividades simples para superar o individualismo, fazendo amizade, valorizando tudo o que há de bom nas pessoas.
Chegou também a hora do Missionário se acordar pela paixão da leitura e estudo da Bíblia, começando com o Evangelho e em seguida propor aos católicos de sua rua uma primeira experiência de um Grupo  de Evangelização.


MAS  NINGUÉM SE ACORDA SE NÃO FOREM SUPERADAS ESTAS OITO 
BARREIRAS! 

1.    DIFICULDADE DE  SE ACORDAR DE VERDADE!
A nossa Diocese parece um gigante adormecido há mais de 15 anos. A época mais gloriosa foi quando a evangelização foi se espalhando pelas periferias, pelos Ramais, rios e seringais de todo o Acre através das Comunidades Eclesiais de Base. Parece que as nossas paróquias se acomodaram e acabaram se fechando nos respectivos currais, só aguardando a “freguesia” chegar, sem mais aquele ardor missionário de ir até as pessoas mais distantes e afastadas.

2. O MEDO DAS NOVIDADES!
Parece que em termos gerais, temos medo e receio das novidades e de navegar para águas mais profundas, pois achamos que os desafios de hoje são complicados demais e temos dúvida que a nossa canoa além de atrasada, seja talvez furada.

3. A ROTINA DE SEMPRE!
Não temos mais tempo para estudar, nem para debater os desafios que o mundo do Terceiro Milênio lança à  nossa evangelização, enquanto preferimos continuar seguindo a rotina das costumeiras práticas pastorais.

4. UTI PASTORAL!
Muitos católicos ainda dormem o primeiro sono e outros até se encontram em coma profundo na UTI. O apelo de Paulo aos Romanos alertando que já era hora de despertar, para muitos cristãos foi um apelo que caiu no vazio.

5. RESULTADOS IMEDIATOS!
Com facilidade nos deixamos contaminar do espírito da preguiça de muitos que começaram a caminhada das SMP com entusiasmo e agora se sentem perdidos, desmotivados e desencorajados pelos resultados não obtidos e que imaginavam imediatos.

6. FALTA DE CONVICÇÕES PROFUNDAS!
 Ainda não temos convicções profundas, doutrina sólida e determinação suficiente e assim nos deixamos influenciar pelos comentários negativos dos apóstolos cansados de sempre, para os quais nada dá certo.

7. NAUFRAGIO NO OCEÁNO DO PLURALISMO!
Muitos não conseguem aceitar de serem aquela gota preciosa neste oceano de conflitos e de indiferença, pois têm aquela saudade de uma Cristandade onde todos tinham as mesmas idéias, sem pluralismo nem diversidade.

8. COMODISMO!
As desmotivações, o comodismo, a preguiça espiritual e a falta de idéias e de criatividade, levam muitos missionários a jogar as responsabilidades da lentidão das SMP nas costas dos padres, se esquecendo que as Missões são populares, isto é, o povo é o protagonista.

Missionário!!! Não volte a dormir. A jornada é longa e estamos ainda  no início desta grande e extraordinária aventura das SMP e o protagonista desta história é você mesmo!!!




Nenhum comentário: