ADORAÇÃO E VENERAÇÃO



Os Católicos distinguem claramente entre culto de adoração, que devemos somente a Deus, e veneração que implica apenas respeito, admiração, louvor,  imitação etc. Portanto, nós adoramos somente a Deus, e os santos nós apenas veneramos e os consideramos como nossos intercessores junto de Deus, pois eles já estão na glória.
Os santos são as pessoas que ao longo de suas  vidas seguiram os mandamentos de Deus com fidelidade, sem abandonar o caminho, às vezes preferindo até morrer por causa de sua fé (mártires). Eles estão na vida eterna, bem perto de Deus, intercedendo com suas orações em nosso favor e continuam sendo exemplo de vida. Na Bíblia são chamado de santos, justos, sábios, salvos e merecem louvor, glória e honra:                                              1Pd 1,7 “...por esta fé, vocês receberão louvor, glória e honra.”
 Veja como a  Bíblia Sagrada  incentiva a veneração aos santos.
A bíblia incentiva a veneração dos santos, que são  pessoas  sábias e que já possuem a vida eterna e continuam exemplos de vida. Testamento.
Dn 12, 2-4.  “ Muitos que dormem no pó despertarão: uns para a vida eterna, outros para a vergonha e a infâmia eterna. Os sábios brilharão como brilha o firmamento, e os que ensinam a muitos a justiça brilharão para sempre como estrelas. Você Daniel, guarde em segredo esta mensagem, lacre este livro até o tempo final. Muitos o examinarão, e o conhecimento deles aumentará”.

A bíblia  elogia os justos que foram fiéis até o fim e agora estão na paz.
 Sb  3, 1-5.  “As almas dos justos, ao contrário, estão nas mãos de Deus, e nenhum tormento os atingirá. Aos olhos dos insensatos....”

Santo é aquele que entrou na vida eterna e está com Cristo definitivamente:
Fl 1,23. “Meu desejo é partir desta vida e estar com Cristo, e isso é muito melhor”   
Lc 23,43. “ Hoje mesmo você estará comigo no Paraíso”.  (Jesus ao ladrão arrependido na cruz). 

Santo é aquele que permaneceu  fiel  até o fim e agora está diante do trono de Deus servindo a Ele  dia e noite:
Ap 7,9-12 “ Vi uma grande multidão que ninguém podia contar.....”
 Ap 7,13-15. “ Você sabe quem são e de onde vieram esses que estão vestidos com roupas brancas... São os que vem chegando  da grande tribulação. Eles lavaram e alvejaram suas roupas no sangue do Cordeiro. É por isso que ficam diante do trono de Deus, servindo a Ele dia e noite...”.                             

Nenhum comentário: