A QUESTÃO DOS IRMÃOS DE JESUS

JESUS TEVE OUTROS IRMÃOS? MARIA TEVE OUTROS FILHOS?
Os irmãos  de Jesus  na realidade são primos, filhos de uma irmã de Nossa Senhora. E no Evangelho nunca se fala de filhos de Maria.
Quando os Evangelhos falam de Maria sempre acrescentam o título que a identifica, como: ” cheia de graça”(Lc 1,28), “virgem” (Lc1,27), “ mãe do meu Senhor”(Lc 1,43), e sobretudo Maria é chamada de “mãe de Jesus” (Mt 1,18; Mt 2,11; Jo 2,1; Jo 19,25; At 1,14)
 Por quê? Antes de tudo porque Maria é ligada a Jesus pela maternidade e pela missão salvadora e também para não confundi-la com as outras Maria, inclusive com Maria mãe de Tiago, José, Simão e Judas. (Mt 13,55) que é a irmã ou prima de Nossa Senhora ( (Jo 19,26)                                      Nunca os Evangelhos  falam dos “filhos de Maria”
Se  são primos por que são chamados de irmãos?
É muito simples, mas para compreender isso é preciso compreender a cultura dos tempos e do país onde Jesus viveu. As pessoas, no tempo e no País de Jesus, falavam a língua chamada Aramaico. Era uma língua muito antiga, mas também bastante pobre de palavras. Também na nossa língua uma palavra tem muitos significados (manga= fruta, estrada, peça de roupas etc.) Assim na língua aramaica, a palavra “irmão” podia significar, irmão, primo, sobrinho ou parente.   
   Veja agora a questão comparando os trechos bíblicos:
 Mt 13,54-56: “Jesus voltou para a sua terra. Ensinava as pessoas na sinagoga, de modo que ficavam admiradas. Dizia: “ Esse homem não é o filho do carpinteiro? Sua mãe não se chama Maria, e seus irmãos não são Tiago, José, Simão e Judas?  E suas irmãs não moram conosco?”
Mas na verdade quem são estes irmãos e irmãs de Jesus  de que a Bíblia fala?
São os filhos de outra Maria, a irmã da mãe de Jesus e não outros filhos da Virgem Maria: com efeito Tiago e José, “irmãos de Jesus” são os filhos de uma Maria discípula de Cristo que com outras mulheres acompanhavam Jesus deste o seu primeiro trabalho de pregação na Galiléia. Veja todas as Marias reunidas aos pés da cruz no Calvário e saiba distinguir-la uma das outras:
Mt 27,55-56: Grande número de mulheres estava aí, olhando de longe. Elas haviam acompanhado Jesus desde a Galiléia, prestando-lhe serviços. Entre elas estavam Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago e de José, e a mãe dos filhos de Zebedeu”
Maria, a mãe de Jesus, não acompanhou Jesus só a partir de sua vida pública, mas sim desde o seu nascimento em Belém e em seguida em Nazaré, e estava sempre bem perto  de Jesus. Inclusive no Calvário, aos pés da Cruz,  a Virgem Maria estava com o Apóstolo João e em seguida  aproximaram-se as outras Marias que estavam olhando de longe, inclusive a Maria, irmã da mãe de Jesus, que é conhecida por ser mãe de Tiago, Jose, Simão e Judas, os chamados  “ irmãos de Jesus “.
Jo 19,25; A mãe de Jesus, a irmã da mãe de Jesus, Maria de Cléofas, e Maria Madalena estavam junto à cruz”.
Portanto as mulheres em questão eram: Maria a mãe de Jesus, Maria de Cléofas, Maria Madalena e ao lado desta há sempre a outra Maria que é a irmã da mãe de Jesus, mãe de Tiago e José, além de Simão e Judas Tadeu que na sua carta chama Tiago de irmão (Jd 1,1)
Jo 19,27: Jesus antes de morrer na cruz, entrega  a mãe aos cuidados de um discípulo e não dos outros irmãos. Se Maria tivesse outros filhos, não teria cabimento a preocupação de Jesus morrendo na Cruz de entregar Maria aos cuidados do discípulo  João.



Nenhum comentário: