DOMINGO, DIA DO SENHOR.

DOMINGO  É O DIA PRINCIPAL DO CRISTÃO.
Neste dia, o Senhor Jesus vencendo a morte ressuscitou. Quando as mulheres foram ao túmulo do Senhor “ depois do sábado, ao amanhecer do primeiro dia da semana” (Mt 20,1), ouviram esta notícia pela boca de um anjo: ” Não tenham medo. Eu sei que vocês estão procurando Jesus que foi crucificado. Ele não está aqui. Ressuscitou como havia dito. Venham ver o lugar onde ele estava”. (Mt 28, 5-6).
Este acontecimento passou a ser a chave fundamental para compreender a obra de Deus: “ E  se Cristo não ressuscitou, a fé que vocês têm é ilusória e vocês ainda estão nos seus pecados.” (1 Cor 15,17)
O Domingo foi confirmado pelo próprio Cristo ressuscitado. Todas as suas aparições nos quarenta dias que antecederam a sua Ascensão aconteceram sempre no primeiro dia da semana. Foi assim com os discípulos de Emaús (cf. Lc 24,13-35), e os apóstolos reunidos com medo dos judeus (cf. Jo 20,19-23); ou ainda por ocasião da manifestação a Tomé (cf. Jo 20,26-27)
O Domingo, além de ser o dia de Jesus ressuscitado é o dia do Espírito Santo, pois Pentecostes aconteceu no primeiro dia depois da oitava da Páscoa judaica, isto é, no primeiro dia da semana, o dia após o sábado. “ chegando o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar... ficaram todos cheios do Espírito Santo.” (At 2,1-4)

A Igreja do Senhor Jesus  começou então a celebrar   o domingo. Neste dia, ainda hoje,  os cristãos  se reúnem, louvam, escutam a Palavra, celebram a Ceia do Senhor e partilham seus bens.
At 20,7: “ No primeiro dia da semana, estávamos reunidos para a fração do pão.” (eucaristia).
1 Cor 16,2: “ Todo primeiro dia da semana, cada um coloque de lado aquilo que conseguiu economizar; desse modo, vocês não precisarão esperar que eu chegue para fazer a coleta”

Para os  primeiros Cristãos  o argumento para a mudança do sábado para o domingo era tranqüilo: com a ressurreição aconteceu a passagem para a Nova Aliança. Para os judeus o sábado tinha um significado especial  que lembrava a libertação da escravidão do Egito (Dt  5, 15), mas para os cristãos, novo Povo de Deus o dia mais especial é o domingo para celebrar a obra realizada por Jesus o Senhor para a nossa salvação.
O dia em que Jesus ressuscitou é o “dia depois do Sábado” Seria chamado de “Primeira feira” mas foi chamado de domingo que significa “dia do Senhor.”

Nenhum comentário: