VALORES CRISTÃOS

Ética e Cidadania.
                      Ética  é o conjunto de comportamento de um povo, valores que na nossa civilização são enraizados na    cultura do   Cristianismo.
Infelizmente o mundo de hoje é pagão e quer nos seduzir com falsos valores, bem contrários aos valores cristãos que acabamos de lembrar. O mundo quer nos contaminar com o individualismo, a ganância, a ambição, a corrupção, a desonestidade, o comodismo, a concorrência desleal e cruel, a indiferença aos clamores dos outros, o abuso da sexualidade, a desvalorização da família, o lucro a qualquer custo.  Tudo isso é contrário à ética e à moral que nós conhecemos à luz do Evangelho. É a chamada cultura hostil que se alimenta nesta cultura neoliberal, com seus ensinamentos  alimentando o individualismo, o interesse particular na política, o lucro e não o bem comum na Economia, o monopólio na Comunicação. Neste mundo pagão o neoliberal a Ética está no último lugar, certamente atrás da Economia e da política. (DA)

1.      Quais são os valores cristãos ameaçados pela Cultura hostil?

Verificamos que os valores cristãos que estão na base da vida comunitária, justa e fraterna que
vivenciamos nas CEBs, estão sendo ameaçados por uma cultura hostil, isto é, contrária ao ensinamento do Evangelho. Veja alguns dos nossos valores ameaçados:
- A Gratuidade que aparece quando uma pessoa se relaciona com outra sem visar o interesse e sem basear-se nos bens materiais. É querer o bem do outro por amor.
- A Festa verdadeira, que acontece quando as pessoas são consideradas mais importantes do que os bens materiais e nasce pela boa convivência com a vizinhança.
- A Acolhida do outro, que acontece quando colocamos bens e valores a serviço das pessoas, como hospedar pessoas, partilhar e viver a solidariedade com o maior carinho, de forma espontânea e sincera.
- A Teimosia na luta pela vida. É a vontade de viver, superando barreiras e dificuldades, lutando resistindo, agüentando situações quase impossíveis, sem cair no desespero.
- A Luta solidária pela justiça. É quando a gente não pensa só em si, mas junta sua dor e seus anseios às dores e anseios dos outros, querendo justiça e liberdade para todos.
- A Compaixão e Misericórdia. É quando se tem o coração cheio de ternura e se entende quem vive em situação igual ou pior, e mesmo nas dificuldades se tenta solucionar o caso de quem passa pior necessidade.
- A Esperança. É quando se sabe enfrentar e superar situações de desespero, sendo que a última palavra é sempre de esperança.
- A Experiência de Deus. Por ser acolhedor e viver desapegado dos bens, sente-se a necessidade de viver com maior intensidade a presença de Deus em sua vida. Quem se sente amado e protegido por Deus, adquire fortes energias para enfrentar os desafios do dia-a-dia.

Perde-se a experiência de Cidadania, quando o indivíduo ou a coletividade não se sente valorizado, cresce a sua baixa-estima, sente-se excluído.
Aí começa a revolta, que a polícia reprime. Começa com a criança  jogando papel na rua, pichando os muros e destruindo os bens públicos. Não  respeitam os mais velhos, como todas as outras pessoas, fecham-se no seu individualismo e salve-se que puder. Cada um por si e Deus por todos.
O povo livre, educado, sadio, respeitado, bem governado é um povo que participa e luta pelos interesses coletivos, conhece os seus direitos e conhece seus deveres.

“O maior risco, hoje, o grande fator negativo é a pessoa se sentir desamparada  e perdida pelo recrudescimento da corrupção na sociedade e no Estado, envolvendo os poderes legislativos e executivos em todos os níveis, alcançando também o sistema judiciário que muitas vezes, inclina seu juízo a favor dos poderosos e gera impunidade, o que coloca em sério risco a credibilidade das instituições públicas e aumenta a desconfiança do povo, fenômeno que se une a um profundo desprezo pela legalidade”. DA 77.
Hoje no Brasil afora, categorias de pessoas se despertam para defender sua identidade e entram em luta por uma justa cidadania: como os indígenas e os camponeses e os afro-descendentes, com sua memória cultural.
Outros estão meio perdidos neste mundo neoliberal em rápidas transformações que geram muita riqueza para uns, mas para outros gera a exclusão, como os migrantes, forçados pela busca de trabalho e moradia, às vezes vítimas do tráfico  de pessoas seduzidas por propostas de trabalho que levam á exploração sexual
Em todos está crescendo o dever de cuidarmos do meio ambiente, tão ameaçado por interesses econômicos.
O mais alto grã de cidadania, certamente é a solidariedade, testemunhando  pessoalmente e coletivamente que um outro mundo é possível, lutando por políticas públicas pelo que normalmente deve ser exercitado nas instituições e nas profissões de cada um e de cada categoria, pois há lei para todos e para tudo, mas não há a sensibilidade  de cumpri-las.
Médicos, funcionários públicos, políticos, administradores.
E agora um questionamento para cada um de nós: como conciliar o  querer garantir o nosso conforto por sermos privilegiados no aproveitamento dos recursos naturais e o enfraquecimento do Planeta Terra que está agonizando pelos seus cidadãs, que somos nós.






Nenhum comentário: