Porque a Igreja de Jesus é chamada de Igreja Católica?



A Igreja por sua natureza é Católica, isto é Universal, para todos. 
 A Igreja que Jesus quis é para todos (Mt 28,19),
A Igreja que Jesus quis é para todos os tempos ( Mt 28, 20 )
A Igreja que Jesus quis é  e para todos os lugares ( At 1,8)  Veja:
Mt 28,19 “Vão e façam que todos os povos se tornem meus discípulos”
Mt 28, 20: Eu estarei com vocês todos os dias até o fim do mundo”
At 1,8: O Espírito Santo descerá sobre vocês, e dele receberão força para serem as minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os extremos da terra.
Muito antes do Imperador Constantino dar liberdade de culto aos cristãos com o chamado Edito de Milão (313 d.C), os cristãos já se referiam à Igreja fundada por Cristo Nosso Senhor por “Igreja Católica” , palavra grega que significa universal, para todos os homens, para todos os tempos e para todos os  lugares.
O registro mais antigo que se tem sobre o nome da Igreja fundada por Cristo é de S. Inácio, Bispo de Antioquia (discípulo de S. Pedro e S. Paulo) em sua carta aos cristãos de Esmirna, onde lemos: "Onde aparece o bispo, aí esteja a multidão, do mesmo modo onde está Jesus Cristo, aí está a Igreja católica" (ano 107 d.C).
Muito interessante que este registro venha de um Bispo de Antioquia, já que foi nesta mesma cidade onde os seguidores de Cristo foram chamados pela primeira vez de cristãos.
As denominações religiosas que se separaram da Igreja Católica depois do ano de 1519 levam outros nomes (Igreja Luterana, Presbiteriana, Metodista, Adventistas e, há uns cem anos, surgiram outros nome  como: Renascer em Cristo, Universal do Reino de Deus, Deus é Amor e etc.).
A Igreja que Jesus fundou e que os primeiros cristãos conheceram sempre foi chamada de “ Católica”.

Nenhum comentário: