RAZÕES PORQUE ESCOLHI A IGREJA CATÓLICA.


1.       A Igreja católica tem como fundador o próprio Jesus Cristo: ” Por isso eu lhe digo; você é Pedro, e sobre essa pedra construirei a minha Igreja, e o poder da morte nunca poderá vencê-la. Eu lhe darei as chaves do Reino do Céu, e o que você ligar na terra será ligado no Céu, e o que você desligar na terra será desligado no Céu.”

2.      A Igreja católica foi enviada para todos os povos do mundo e confirmada por Deus e com a vinda do Espírito Santo em Pentecostes ( At 2).


3.      A Igreja católica segue a advertência bíblica contra as divisões  e sectarismo:
(Mt  12,25) “ Todo reino dividido em grupos que lutam entre si, será arruinado”.
(Jo 10,16)  “...haverá um só um só rebanho e um só pastor.”
(At 4,32); “A multidão dos fiéis eram um só coração e uma só alma.”
(1Cor 1,10) “ Eu lhes peço, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo: mantenham-se de acordo uns com  os     outros, para que não haja divisões.”

4.      A Igreja Católica está fundamentada na autoridade da Bíblia e procura evitar as falsas interpretações.
(2 Tm 3,16-17) “ Toda Escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar, para refutar, para corrigir, para educar na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito, preparado para toda boa obra.”

5.      A Igreja católica valoriza a Tradição. A Tradição é o conteúdo da doutrina cristã vindo desde o começo do Cristianismo, que garante a continuidade da única e mesma mensagem de Cristo:
2 Ts 2,15: “Por isso irmãos, fiquem firmes e mantenham as tradições que lhes ensinamos de viva voz ou por meio da nossa carta.” (cf. também  1Cor 11,2)
O mesmo Evangelista João reconhecia que nenhuma biblioteca  no mundo poderia recolher todas as obras e ensinamento de Jesus:
Jo 21,25: “Jesus fez ainda muitas outras coisas. Se fossem escritas uma por uma, penso que não caberiam no mundo os livros que seriam escritos.”

6.      A Igreja  Católica recebeu a missão de ensinar a verdade e cuidar da sã doutrina e assim evitar o erro das interpretações e divisões.
Mt 28, 19-20: “ Portanto vão e façam  com que todos os povos se tornem meus discípulos.....”
At 2,42 “ Eram perseverantes em ouvir o ensinamento dos Apóstolos...”
Esta Igreja de Jesus não vai mudar de rumo, como folha seca levada pelo vento, pois  ela é:
1 Tm 3,15:  “...Igreja do Deus vivo, coluna e sustentáculo da verdade”.

7.      A Igreja Católica conservou a Bíblia com todos os livros do Antigo testamento (46 livros), conforme o uso dos primeiros cristãos e confirmado pelos Concílios Regionais de Hipona (396) e Cartago (397). E quanto ao Novo testamento, inspirada por Deus, estabeleceu os 27 livros. Foi a Igreja Católica também quem dividiu a Bíblia em capítulos e versículos, para facilitar a leitura.

8.      A Igreja Católica tem os sete Sacramentos, sinais da Graça de Deus. Veja com a fundamentação bíblica:
- Batismo: “ Portanto, vão e façam que todos os povos se tornem meus discípulos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.” (Mt 28, 19)
- Crisma: “... Ao chegarem, Pedro e João rezaram pelos samaritanos, a fim de que eles recebessem o Espírito Santo...Simão viu que o Espírito Santo era comunicado através da imposição das mãos.”  (At 8,14-18).
- Eucaristia:  “ Enquanto comiam, Jesus tomou um pão e, tendo pronunciado a bênção, o partiu, distribuiu aos discípulos e disse: Tomem e comam, isto é o meu corpo.......”  (Mt 26, 26-29).
- Reconciliação ou Confissão:  “ ...recebam o Espírito Santo.Os pecados daqueles que vocês perdoarem, serão perdoados. Os pecados daqueles que vocês não perdoarem, não serão perdoados.”  (Jo 20,22-23)
- Unção dos Enfermos:  “... Alguém  de vocês está doente? Mande chamar os presbíteros da Igreja para que rezem sobre ele, ungindo-o com óleo em nome do Senhor...”  (Tg 5, 13-15)
- Ordem:  ...Façam isto em memória de mim” (Lc 22,19)
- Matrimônio:  “ Maridos, amem suas mulheres como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela.... Por isso o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá á sua mulher, e os dois serão uma só carne. Esse mistério é grande: eu me refiro a Cristo e à Igreja...(Ef 5, 25-32)

9.      A Igreja Católica venera a Virgem Maria, conforme uma profecia bíblica e a vontade do próprio Jesus:
Lc 1,48 “Porque o Senhor olhou para a humildade de sua serva e doravante todas as gerações me felicitarão”
Jo 19, 25-27 “...Depois  Jesus disse ao discípulo: “Eis aí a sua mãe”. E dessa hora em diante o discípulo a recebeu em sua casa”.

10.  A Igreja Católica aceita a autoridade dos  21 Concílios Ecumênicos realizados desde o início do Cristianismo (At 15) e que no decorrer dos séculos foram definindo a doutrina cristã. Concílio é   a assembléia de todos os Bispos. É uma instituição tradicional na vida da Igreja desde os tempos apostólicos, quando vimos os apóstolos reunidos em Jerusalém  com Pedro e Paulo.

Nenhum comentário: