ESCOLA BÍBLICA PERMANENTE


Se em sua paróquia já começou o Curso do Evangelho de Marcos, agradeça a Deus e peça que continue para que se tornar uma ESCOLA BÍBLICA PERMANENTE.
Você saiba apoiar, incentivar, reforçar e multiplicar porque em cada comunidade deverá ter uma ESCOLA BÌBLICA PERMANENTE: quando uma  turma termina, a outra começa.
Onde ainda nem se começou, é urgência  urgentíssima  motivar os agentes de pastoral para a beleza e a importância da proposta, a fim de que  a FORMAÇÃO BÍBLICA MISSIONÁRIA  seja realmente a  prioridade máxima no trabalho de todas as paróquias da nossa diocese de Rio Branco.
A coordenação diocesana de pastoral está a completa disposição: sempre que precisar se destaca até nos rincões mais distantes da diocese para motivar, iniciar e garantir o funcionamento da Escola Bíblica.
Em sua paróquia também, deverá existir uma equipe responsável para garantir a continuidade desta Escola e continuar motivando todos os católicos a freqüentá-la.
Não podemos desperdiçar  esta oportunidade que nos foi oferecida. Os talentos não podem ficar escondidos, a nossa Igreja não pode parar, sobretudo depois dos valiosos incentivos que recebemos desde o início do Novo milênio.
Você deve se lembrar que o papa Bento 16 veio ao Brasil  quase para dizer isso: “É preciso trabalhar com o Evangelho nas mãos”.  E o Papa queria dizer que chegou a hora de cada católico pegar o Livro da Bíblia nas mãos e “comê-la”, como dizem os profetas.
A Conferência de Aparecida insiste demais para sermos discípulos. E só é discípulo quem freqüenta a “Escola da Palavra.” A condição para o discipulado é o conhecimento e o encantamento pela Palavra de Deus e a Igreja será mais atraente e santa com seus católicos encantados, fascinados pela iluminação que vem da Sagrada Escritura.
Os Bispos também não se cansam de enviar apelos para todo o povo de Deus que já chegou “Hora da Bíblia”.  Realmente, o rumo do futuro da nossa Igreja e do Catolicismo passa hoje pela Sagrada Escritura. E a nossa bandeira de luta já está sendo: “Analfabeto bíblico nunca mais”.
O católico hoje é chamado a dialogar, a se comunicar com as outras denominações cristã e o conhecimento da Palavra de Deus facilitará este diálogo e impulsionará o ecumenismo.
Os bons frutos Já está se aparecem nas paróquias em que a Escola Bíblica começou e  não parou:  cresce o discipulado e a missão, os sacramentos recobram vigor e sabor, a ação pastoral evangelizadora ganha encantamento,  fascínio,  ousadia e  a criatividade própria do Atos dos Apóstolos.
Há um segredo?
Claro que há. Pois para montar uma Escola Bíblica precisa que pelo menos  duas ou três pessoas, sobretudo em comunhão com o pároco tenham a MÍSTICA BÍBLICA. Mística Bíblica é ir ao Evangelho carregando a nossa vida, a nossa realidade e a existência do povo mais sofrido, com suas lutas, sonhos, derrotas e vitórias.
A Bíblia não é qualquer livro: é o livro do encantamento e do compromisso dos cristãos, que  transmite a Palavra de Deus que orienta a  vida de quem se deixa guiar com fé sincera e humildade.
Enfim precisamos ir ao Evangelho com atitude de discípulo e discípula, para encontrar o Mestre e Senhor, que nos converte e nos impulsiona a sermos missionários que anunciam a Boa Notícia do Reino em comunhão com a igreja e com espírito ecumênico, querendo viver os mesmos sentimentos, emoções e escolhas de Jesus.
Para resumir, o método que um bom discípulo deve seguir, o encontramos na orientação do CEBI que o frei Carlos Mesters popularizou há mais de 20 anos, com o triângulo hermenêutico: Realidade - Bíblia – Comunidade
Método

Hoje não temos mais escolhas: a Escola Bíblica permanente em cada Paróquia é o maior desafio e a maior urgência da nossa diocese, mas tem um grande preço: insistência, teimosia, propaganda incansável, motivação para o povo, incentivo nas Celebrações e uma Pastoral Bíblica organizada. Não brinque mais  com coisa séria,  entre na roda com a gente!!

CEBs, Santas Missões Populares, Escola Bíblica, Conversão Pastoral, Romaria da Bíblia: SIM !!!

                  Talentos enterrados, Bíblia engavetada, Semente entre os espinhos, Cegueira, Ignorância e Analfabetismo Bíblico...
NUNCA MAIS !!!





Nenhum comentário: