PARA FACILITAR A LEITURA DE LUCAS

EVANGELHO DE SÃO LUCAS

INTRODUÇÃO:
Lucas quer alcançar três categorias de pessoas (hoje essas categorias estão em nossas Paróquias :
1)        católicos cansados, desmotivados, acredita que nada vai dar certo. Saiba, enquanto formador, tem pelo menos 30% católicos cansados apostolicamente.
2)        Pessoas que acham que “está tudo bem”, que sempre foi assim e assim será até o fim dos séculos, pessoas que não se dão conta do que está acontecendo no mundo, um trabalho aqui, outro ali, ninguém tem mais criatividade, ninguém se mobiliza. Lucas também escreve para esse grupo, ele reanima, e se depois da formação sobre o Evangelho de Lucas a Paróquia continuar do mesmo jeito, não valeu a pena a formação.
3)        Lucas também quer  ajudar as pessoas e as paróquias que ainda trabalham sem rumo, sem direção, que não definiram um Objetivo, que não têm sonhos para realizar nem motivos para lutar.

    I BLOCO: PALAVRAS CHAVES QUE NOS AJUDAM EM NOSSA PASTORAL
    a)                  VISITA Tudo acontece através desta atividade missionária.   
b)                  CASA – a maioria dos acontecimentos acontecem nas casas.
c)                   QUERIGMA, é um ANÚNCIO que sacode, ninguém pode ficar dormindo. É tempo de agir. Quem recebe o anúncio muda, não fica do mesmo jeito de antes.
d)                  ENCONTRO – não um encontro virtual, mas deve ser encontro pessoal, o anjo Gabriel e Maria vão pessoalmente.
e)                  ORAÇÃO – Temos três orações com rico conteúdo bíblico: (A Oração de Zacarias, de Maria e de Simeão). Nada de “oraçãozinhas”.

II BLOCO – BLOCO DAS 6 NOVIDADE. PROTAGONISTAS JOÃO BATISTA E JESUS, DIVISORES DE ÁGUAS.

a)      UM PROFETA REAPARECENDO, após 500 anos.
b)      DOM DO ESPÍRITO SANTO – prometido dezenas de vezes (Zc, Ez) – capítulo 3,22. Jesus recebeu o ES e foi guiado por ele (cap 4,1; 4,14; 4,18).
c)       TEMPO DE CONVERSÃO – para valer! Cap 3,3. João Batista quando começa a pregar, são muitas as conversões. Conversão é uma revolução (o Doc. Aparecida trata conversão como um revirada na Pastoral). Lucas demonstra a novidade, não devemos ter medo da novidade de Deus.
  
d)      O MESSIAS BEM SURPREENDENTE – o Evangelho de Lc fala do começo ao fim do perfil do Messias. Para João, o Messias  era radical, mais forte e dominador (3,15),  – com uma pá na mão, pronto para queimar os inimigos, etc. João não imaginava um Messias, como Jesus se apresentava, isto é, humilde, manso, amigo dos pecadores e duvidou ao ponto de mandar mensageiros para lhe perguntar se era ele mesmo o Messias daquele jeito (3,15-20). Este foi o maior assunto polêmico dos Discípulos e a grande tentação, pois eles também  esperavam um messias completamente diferente. Por isso demoravam a entender o jeito e a proposta de Jesus. Também nós não às vezes gostaríamos um Jesus um pouco mais severo...com os outros.
e)      VISÃO MISSIONÁRIA – Lucas é o Evangelista da missão, inclusive na genealogia de Jesus é diferente de Mateus,  pois Jesus é apresentado como descendente de Adão e não só de Abrãao, pois ele representa e veio para toda a humanidade, não só para o povo de Israel. Esta  é uma novidade da missão missionária, que apresenta Jesus como descente de Adão e não de Abrão.
f)       O DIABO É DESMASCARADO – não faz mais medo. É também uma novidade que liberta, pois a  religião de Jesus é de libertação e não religião de medo.

III BLOCO – O CHAMADO DO DISCÍPULO E DA DISCÍPULA
Cap 5 – Para receber e aceitar o chamado, tem um segredo: ENCONTRAR JESUS CRISTO de forma pessoal e comunitária. Tudo começa com o encontro e em seguida com o chamado. Hoje não se pode chamar as pessoas de qualquer jeito para assumir uma missão na Igreja,  tipo “o que você gostaria de fazer na comunidade?”, isso também é ultrapassado. Quando nos apaixonamos por Jesus, queremos segui-lo. Para Lucas não existe multidão, mas multidão de discípulos. O discípulo não é logo para obter uma função, mas apenas para seguir os passos do Mestre.
E o discípulo seguia o mestre seguindo materialmente as suas pegadas, onde o mestre pisava o discípulo também pisava.

Jesus faz o primeiro treinamento com a comunidade. Quem é excluído precisa ser acolhido, para seguir Jesus temos que acolher as pessoas. E Jesus começa a escolher os seus discípulos – homens e mulheres – Levi, pecador, Mateus, através de gestos foi esse treinamento.
Cap 6 – não é sermão da montanha, mas da SERMÃO DA PLANÍCIE. É o primeiro Treinamento para os primeiros discípulos:  antes a prática, agora a teoria. 

Cap. 7 – FORMAÇÃO para os primeiros discípulos através da prática pastoral das visitas. Feliz o evangelizador que valoriza não só os encontros na sala da paróquia, mas sobretudo as casas, os GAM. (7,18)
Cap. 8 – CHAMADO DAS DISCÍPULAS E PARÁBOLA DOS 4 TERRENO (do Semeador)– não é por um toque de mágica que as pessoas se transformam, precisa a ação de Deus, a qualidade da semente lançada e a disposição do evangelizando.
Cap. 9 – A ESCOLHA DOS 12 e o envio para na volta fazerem uma avaliação da ação missionária. É uma verdadeira aula de missiologia.

IV BLOCO – SEGUNDO TREINAMENTO DEFININDO O PERFIL DOS NOVOS DISCÍPULOS E DISCÍPULAS.
Neste bloco há 10 capítulos. Jesus escolhe discípulos e discípulas samaritanos para evangelizar a Samaria e define um perfil de discípulo missionário:
1)  Determinado pois Jesus decidiu “eu vou até Jerusalém”;
2)   Corajosovai a Jerusalém passando pela Samaria (lugar hostil para qualquer judeus, inclusive para Jesus); (9,52)
3)   OusadoJesus escolhe discípulos samaritanos (isso era impossível na mentalidade daquela época, pois eram considerados traidores, iam fazer confusão)
4)   Criativoo discípulo deve ser criativo como Jesus que escolhe as mulheres para evangelizar, entra nas casas para evangelizar. Marta e Maria (Marta se desespera pelo número de pessoas que chegam, e Maria fica ouvindo Jesus);
5)   EcumênicoJesus valoriza o samaritano pelo seu gesto de serviço e bondade. ( Parábola do Bom Samaritano). Você valoriza a pessoa que inclusive é contra você, valoriza o diferente. Precisa ter uma visão ampla.
6)   De Oraçãoponto fundamental para a missão. (Ensinamento da Oração do “Pai Nosso)
7)   Desapegado – dos bens materiais – onde está o teu tesouro aí está o teu coração; ninguém pode servir a dois senhores;
8)   Opção pelos pobresmulher encurvada (cap.13), vem para o meio, você está curada;
9)   Discernimento dos valores autênticos – orgulhosos, que sabem tudo; não à competição, mas a gratuidade; não à ganância, mas a partilha.
10)      Alegre – porque é buscado por Deus e é perdoado. (Cap. 15Filho pródigo).
11)      Não é escravo e não trabalha por dinheiro – (16,3)
12)      Acredita no Reino Definitivo – (17,22)
13)      Anuncia religião não de medo, mas libertadora (18,1);
14)      Enxerga e se apaixona – pelo projeto de Deus (18,18) e enfrenta;
15)       Acredita no que faza exemplo de Zaqueu, acredita em Jesus, e se converte radicalmente.

V BLOCO – O PERFIL DO MESSIAS.
- Jesus é organizado e sabe planejar (19,29)
Não é claro como Jesus planejou a chegada em Jerusalém. Quando entra em Jerusalém com tantos discípulos, era uma multidão, eles foram na frente para preparar a festa para Jesus.
- Jesus é o Messias humilde, nada de violência. Entra em Jerusalém num jumentinho, de forma humilde, sem utilizar a força das armas, vai vencer pelo seu amor e por sua fidelidade. Não quer resolver com violência.
- Jesus é apaixonado pela sua cidade e pelo seu povo. (19,41)Jesus chorou sobre Jerusalém. O discípulo pode até  encontrar oposições na sua pátria, na sua pastoral, mas seja apaixonado como Jesus, seja um apaixonado como ele.
- Jesus é apaixonado pelo Templo, Ele amava o Templo,mesmo com suas contradições e pecados. O discípulos  ama também  a sua Igreja.
- Jesus nos ensina a fidelidade nos conflitos (20)
- Jesus nos ensina a fidelidade nas calamidades (21).
O discípulo quando aparecem conflitos, tribulações, não é um fujão quando na sua Paróquia houver um conflito.
Jesus foi fiel até a morte, nós também devemos ser fiéis, firmes.

VI BLOCO – SUPERNOVIDADE – DA PÁSCOA ANTIGA PARA A NOVA
A Eucaristia é o coração da Igreja e se não tiver sólida formação, a Eucaristia fica em segundo lugar. Lembro-me de que quando celebrava nas comunidades se contava o dinheiro na hora da consagração. Hoje é o celular que incomoda.
É a grande novidade: o que era velho passou.
Moisés agora é Jesus, as águas do Mar Vermelho são agora as águas do Batismo, O Cordeiro agora é Jesus imolado e ressuscitado.  A escravidão do faraó agora é a escravidão do pecado. Antes era o Faraó que tinha que ser destruído – agora é o pecado.
Jesus revoluciona, faz um novo êxodo em nossa vida. Eu não posso imaginar um discípulo missionário que dispensa a Eucaristia aos domingos. Um catequista que não participa da Missa, não deveria ser catequista

Nenhum comentário: