EUCARISTIA

EUCARISTIA É PRESENÇA VIVA DE  JESUS E MEMORIAL DE SUA MORTE E RESSURREIÇÃO.

Jesus não deixou dúvida quanto a esta questão: a eucaristia ou Ceia não é uma mera lembrança e sim a presença por inteiro de Jesus Cristo. No discurso do pão da vida (João 6), Ele preparou os seus  discípulos para que entendessem aquilo que seria feito somente na véspera de sua morte.
Para entender a explicação do ensinamento sobre o Pão da Vida,  medite bem estes versículos:
Jo 6,27:Não trabalhem pelo alimento que se estraga; trabalhem pelo alimento que dura para a vida eterna. É este alimento que o Filho do Homem dará a vocês.”                                                                                  Alguns evangélicos interpretam este versículo afirmando estar Jesus falando do alimento da palavra. Engano, pois a Palavra já estava sendo dada. O Senhor aponta para algo que ainda não havia dado. Ele usa a expressão voltada para o futuro: “ ..dará a vocês.”
 Jo 6,51  “ E Jesus afirmou Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem come deste pão viverá para sempre.E o pão que eu vou dar é a minha própria carne, para que o mundo tenha a vida.”                                                  Os judeus  questionavam Jesus e hoje  em um certo sentido são os evangélicos que questionam a Igreja Católica sobre a presença real e viva de Jesus: ” Como pode este homem dar-nos a sua carne para comer?”
E Jesus continua insistindo para ninguém mais ficar com dúvida:                                                                            Jo 6,55.Porque minha carne é verdadeira comida e o meu sangue é verdadeira bebida

Os primeiros cristãos entenderam  em cheio este ensinamento de Jesus, veja:
1 Cor 10,16 “ O cálice da bênção que nós abençoamos, não é comunhão com o sangue de Cristo? O pão que partimos não é comunhão com o corpo de Cristo”?
O Apóstolo Paulo acaba com toda dúvida quando  repete o relato da Ceia e explica que o pão consagrado é realmente o Corpo de Cristo e não que  este pão represente simplesmente o Corpo de Cristo, como sendo um  símbolo ou recordação:
1 Cor 11,23-30 “ ...Isto é o meu Corpo que é para vocês; façam isto em memória de mim. Do mesmo modo após a ceia, tomou também o cálice, dizendo: este cálice é a Nova Aliança  no meu sangue; todas as vezes que vocês beberem dele, façam isto em memória de mim.”... por  isso, todo aquele que comer do pão ou beber do cálice do Senhor indignamente, será réu do corpo e do sangue do Senhor....”

Na Eucaristia se revive a Páscoa de Jesus, isto é, sua Vida, Morte e Ressurreição e se recebem seus frutos de salvação.
Na Eucaristia, é Cristo mesmo, que agindo pelo ministério do sacerdote, se oferece em sacrifício ao Pai sob as espécies do  pão e do vinho que se tornaram Corpo e Sangue do Senhor pela consagração.
Na Eucaristia é Cristo mesmo, que está presente e convida seus discípulos  para festejar sua Ressurreição através do Banquete de seu Corpo e Sangue.


Nenhum comentário: