O SACERDOTE E AS TRÊS PROMESSAS.


O dia da Ordenação Sacerdotal é festa para toda a diocese e ninguém dos que amam a Igreja ignora esta data extraordinária. A Catedral se abre bem cedo, ornamentada de flores, tapetes e sinos tocando, todos aguardando o início da celebração, quando o diácono ordenando entra em procissão acompanhado de seminaristas, sacerdotes e principalmente do Bispo.
O povo acha o momento mais emocionante quando o futuro padre  se prostra no chão e todos os santos do Céu são invocados para intercederem.
A prostração significa entrega total ao Pai, querer os mesmos sentimentos de Jesus e querer Espírito Santo  como guia na vivência destas três promessas:

  1. Quero servir, sobretudo os pobres e excluídos.

 Nesta sociedade de competição e de lucro fácil, quando há alguém que escolha colocar sua vida a serviço dos excluídos e descartáveis da sociedade para cumprir uma missão, é algo de surpreendente.
Mas prometendo isso, o padre escolhe de pertencer totalmente a Deus, de seguir o caminho de Jesus e de querer  estar ao lado dos últimos  para lhes anunciar os valores do Reino e terem cidadania. Isso  não lhe seria possível se estivesse  nadando na riqueza e no luxo ou simplesmente se estivesse apegado aos bens materiais.

2. Quero ser obediente.
 Hoje em dia a obediência  é desvalorizada e geralmente se aprecia mais a  transgressão, a irreverência, a desobediência e mesmo a oposição. Isso tem causas: dentro da família há pai, por vezes sem moral, na escola ha professores que tentam vender um conhecimento superficial e sua credibilidade se sustenta pela força e pela chantagem. No campo político domina a estupidez e a mentira, pois a mudança de opinião é a regra e a coerência é considerada uma fraqueza.
Só quando surge uma liderança  humilde, com carisma e talentos, então será um verdadeiro prazer  obedecê-la e segui-la com gosto e satisfação. È o caso de Jesus, obediente até a morte, testemunhando fidelidade à sua Missão e que se torna merecedor de falar com autoridade e de ser obedecido.
A promessa de obediência de um padre é a Jesus, o divino Mestre e ao Bispo, pastor da sua Igreja Local. Hoje esta obediência pode até surpreender, pois é considerada a perda de sua própria liberdade que é o valor mais precioso do ser humano, mas  neste caso  se esquece que até um jogador obedece totalmente ao treinador, que decide  se ele joga ou não, se está no campo dois minutos ou um jogo inteiro.
Hoje  entre os jovens deveria ser  ensinada a verdadeira  obediência  ao invés de ser ridicularizada, com o sério compromisso dos responsáveis de terem mais dignidade e credibilidade, testemunhando uma verdadeira autoridade na família, na escola e  no poder público.

3.Quero ser celibatário pelo Reino de Deus.
Quando uma cultura cai na superficialidade e na vulgaridade, a castidade acaba sendo  reduzida a abstinência das relações sexuais nas suas várias expressões que às vezes, inclui todo tipo de perversão divulgados pelos milhões de site internet dedicados ao tema.
 Pelo contrário, a Castidade tem significado profundo e significa pureza, beleza e valoriza o  corpo. A sexualidade não diz respeito aos órgãos genitais, mas à pessoa inteira que é um conjunto harmonioso de corpo, de mente e de espírito. A promessa de castidade não se refere apenas a utilização dos órgãos sexuais, o que tornaria a promessa até ridícula, mas é a promessa de se  manter casto e puro e  usar o corpo como um sinal e uma expressão  que aponta desde já até para o céu, onde o corpo só entrará glorificado.
Castidade neste sentido mais do que renúncia é mais a capacidade de abraçar e amar a todos sem ficar escravizado por ninguém e isso combina com a missão que o sacerdote recebeu como enviado de Deus que acaba por ofuscar até mesmo o gesto erótico.

  • Conclusão.

Se o jovem após uma devida preparação no Seminário achar que estas três promessas dão sentido à sua vida de missão, então se prostrará diante do altar para se consagrar inteiramente com coragem, confiança e alegria ao serviço de Deus e de seu Povo, pois o  sacerdócio é uma chamada de fé, que exige deixar tudo para seguir a Cristo.

Nenhum comentário: