PAPA MANDA PADRES NO CIBERESPAÇO


A celebração do 44º Dia Mundial das Comunicações Sociais ocorre neste domingo dia 16 de maio. Aproveito deste dia para manifestar minha estima pela mente de redatores, jornalistas, articulistas e comunicadores que se organizam diariamente  para constituir o cérebro de um jornal escrito, falado ou televisionado para proporcionar cultura na nossa cidade. O ritual de folhear um jornal, o prazer de se informar e de começar o dia bem atualizado é para nós leitores um verdadeiro prazer.

Bento 16  escolheu  como tema deste Dia Mundial 2010: “ O sacerdote e a pastoral no mundo digital: as novas mídias ao serviço da Palavra”. Com esse tema e com sua mensagem, o papa exorta os padres neste Ano Sacerdotal, a utilizarem as novas tecnologias para anunciar o Evangelho.

Mas não se trata agora  de levar laptops para os altares, menos ainda de ler a Bíblia em palms ou e-books, ou ainda de usar Data show ou PowerPoint nas homilias. Trata-se, porém de aceitar com coragem o desafio de evangelizar atravessando as numerosas encruzilhadas criadas pelo denso emaranhado de ruelas, varadouros, estradas e grandes rodovias que sulcam o ciberespaço, para oferecer às pessoas do continente digital, os sinais necessários para encontrarem a presença do Deus da Vida e da Esperança.

Precisa reconhecer que também no campo da cultura da comunicação estamos vivendo uma mudança de época e não mais uma época em mudança. A internet influi sobre o modo de pensar, sobre os comportamentos e sobre a maneira de se informar. As redes digitais criam fraternidade e solidariedade, promovem a paz, a justiça e os direitos humanos e  compartilham o conhecimento. Este instrumento só se for usado com más intenções pode se  tornar  não educativo  e até altamente perigoso, mas  nem por isso merece ser condenado, pois tudo depende do uso que se faz desse instrumento.

 A mensagem do papa é muito ousada e olha para frente: o desafio desta nova época é migrar das antigas máquinas de escrever para o computador para evangelizar com coragem e competência  o “continente digital”, testemunhar a própria fé sobretudo no meio dos jovens que pertencem à geração digital. Isso equivale a dizer que a Igreja deve estar presente de maneira qualificada na cultura da comunicação, respeitando a linguagem das novas tecnologias, valorizando o espaço democrático na comunicação, em que o receptor também se torna emissor.

Se já tivemos uma  experiência secular com Comunidades Paroquiais, se já enaltecemos a experiência libertadora das Comunidades Eclesiais de Base, agora o novo desafio talvez seja implantar Comunidades Virtuais.

O Papa com seus 83 anos nos incentiva a entrar nas redes através do twitter, orkut, youtube, facebook, dos fóruns, dos chats e do e-mail. Então cada paróquia constituirá uma rede com seus paroquianos para que o padre possa estar em contato com eles via internet, lembrando sempre que a interatividade e a rapidez são o sucesso das novas tecnologias.

 E os Cursos Bíblicos para quem deseja aprofundar a Escritura e sempre alega a falta de tempo?  Então serão oferecidas Escolas Bíblicas, Cursos de Liturgia e Catequese  para internautas criando  um espaço de e-learning ou educação a distância. De repente tantas dúvidas neste mundo das mil propostas morais e religiosas poderiam ser respondidas  por correio eletrônico, graças a interatividade e a rapidez das novas tecnologias.

Mesmo assim, como padre de 65 anos entusiasmado pelos velhos e novos Meios de Comunicação Social fico pensando nas famílias dos Barrancos e Beiradas dos rios, dos Varadouros das florestas, dos Becos dos bairros periféricos que nunca ouviram falar de Twitter, mas ainda aguardam uma visita simples de quem possa trazer uma palavra amiga e um abraço fraternal que plante esperança em seus corações.

Por isso o encontro, a conversa e o abraço real continuará  sendo sempre a alma de toda comunicação.

Nenhum comentário: