PENTECOSTAIS DO MUNDO INTEIRO UNI-VOS

Il che presuppone che da una parte ci sia un bisogno di sacerdoti e dall'altra che nella loro funzione questi siano disposti ad interessarsi agli altri e quindi a legarsi a loro.  

Já se passaram cem anos, quando as Igrejas históricas começaram a ter uma experiência espiritual há séculos  engavetada, pois parecia um pouco estranha e até perigosa, ao ponto de seus divulgadores correrem o risco de  expulsão de suas Congregações tradicionais.

Foi um acontecimento que passou a se chamar de Pentecostalismo, identificado por um Reavivamento e um Novo Despertar. Daí então se iniciou a falar de Novo Pentecostes, Efusão, Derramamento e Batismo no Espírito Santo: uma experiência capaz de renovar Igrejas fossilizadas ou de dar início a novas Denominações e Movimentos religiosos, inclusive na área católica.

 Atualmente em Rio Branco temos umas centenas de Denominações de inspiração pentecostal e até nas paróquias da Diocese há dezenas de Grupos de Oração ligados ao Movimento Carismático, que alguns sociólogos e teólogos chegam a chamar também de Pentecostalismo Católico.

Nas últimas décadas  surgiram outras experiências  chamadas de Igrejas neo-pentecostais, com uma pregação mais inspirada a uma teologia da Prosperidade bem mais ligada à ideologia neo liberal, prometendo  resultados  imediatos e   milagres na hora.

Neste Domingo celebramos a festa de Pentecostes, quando o Espírito Santo derramou sua força de amor na Igreja reunida em Jerusalém, para que continuasse dando testemunho da mensagem de esperança e de ternura do Senhor Jesus até os confins da terra.

Novo Pentecostes em Rio Branco é mais do que urgente, pois  se muitas diferenças  nos separam, há também muitos valores que devem nos unir  e nesta sociedade moderna e pluralista temos muita gente de coragem disposta a vivenciar uma eclesiologia de comunhão que favoreça a civilização do amor e a cultura da tolerância.

É muito emocionante reconhecer os valores que nos unem, como a mesma fé num só Deus que é Pai de todos, a fé em Jesus Cristo, Senhor e Salvador que derramou seu sangue precioso por toda a humanidade, a fé  no Espírito Santo que é o Amor Divino derramado em nossos corações. É muito prazeroso compartilhar os mesmos sonhos de uma sociedade justa e fraterna e lutar lado a lado para uma política mais consagrada ao bem comum e não para os interesses mesquinhos da própria igreja.

Mas não é fácil: precisa em todos uma vontade de conversão pessoal e comunitária para reconhecer que a liberdade de consciência e a liberdade religiosa são direitos fundamentais da pessoa humana e que nas comunidades de todas as tradições cristãs há a presença do Espírito Santo e a vitalidade dos seus dons e que o outro, mesmo com suas diferenças, tem valores e experiências de vida  importantíssimos para o  crescimento de todos.

Se os caminhos do diálogo e da reconciliação não forem privilegiados, então aparecerá no horizonte a ameaça da intolerância, que é o escândalo, o pecado e o atraso diante do desejo de Cristo: “Que todos sejam um, como tu, Pai, estás em mim e eu em ti. E para que também eles estejam em nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviaste”. (Jo 17,21).

A experiência Pentecostal é necessariamente ecumênica também aqui em Rio Branco, pois nenhuma ofensa ou violência pode ser cometida em nome de Deus, mas ao contrário, pela força da fé autêntica todas as religiões se sentirão mais  unidas na luta comum em favor de um futuro mais abençoado.

De fato todos os seres humanos, são imagem e semelhança de Deus, e independentemente de religião, raça, sexo e origem étnica, têm todos os direitos garantidos, inclusive  o da liberdade religiosa.

Até o Código Penal Brasileiro considera crime “zombar publicamente de alguém por motivo de crença religiosa, impedir  ou perturbar cerimônia ou culto, e ofender publicamente, imagens e outros objetos de culto religioso” (art. 208).

É a nova Cultura de Pentecostes, ou Cultura da Paz e da Tolerância que  aproxima crentes e não-crentes, católicos e evangélicos, daimistas, afro, espíritas, cada um mantendo sua identidade e se enriquecendo pela partilha de tantos autênticos valores que cada um possui e  sabe partilhar.

Então:  Shalom, Axé, Aleluia e Feliz Pentecostes.

p.massimo@uol.com.br




Nenhum comentário: