SACERDOTE DE CRISTO

Sacerdote de Cristo.

Cada pessoa ao longo de sua existência acaba sendo fascinado por um mestre, que se torna um modelo de referência. Aliás, não é possível o processo educativo se não houver modelos de vida.
Na época que havia famílias mais estáveis o modelo principal para a  geração de então, tem sido o modelo do próprio pai, pelo seu exemplo de dedicação, trabalho responsável e moralidade. Sucessivamente o modelo passava a ser a professora, uma mulher que durante as aulas se identificava com a mãe da gente, com aquele carinho e aquelas explicações que matavam toda a curiosidade e respondiam a todos os “por que” das crianças.
Fico perplexo sobre a possibilidade de educar um jovem hoje se ele nunca teve  um modelo de referência, para se confrontar, para  melhorar e receber um impulso a  se superar. Talvez seja por isso que a nossa sociedade seja cheia de casos patológicos, de “super heróis” que não querem e nem sabem dialogar, se confrontar, escutar e nem percebem seus limites e suas bobagens.


  • Um mestre do céu

Não  surpreende que alguém como o sacerdote escolha Cristo como modelo de sua vida, pois  se a gente analisa a figura de Jesus de Nazaré fica fácil entender como este é capaz de fascinar,  de encantar e de apaixonar qualquer pessoa até os que não tenha uma fé explícita. Jesus como Filho de Deus pertence à Igreja, mas como homem de Nazaré pertence ao patrimônio da humanidade e interpela a cada homem e mulher de qualquer etnia e ideologia.
Mas o modelo para ser uma referência, precisa vê-lo, para segui-lo precisa encontrá-lo como aconteceu com os primeiros discípulos, Pedro, André, Tiago, João... este encontro vivo e pessoal do sacerdote com Cristo é o evento marcante que possibilita a escolha definitiva que caracteriza um novo estilo de vida e alimentam uma mística de uma prática cotidiana: humildade, caridade, recolhimento, entrega e alegria que ama, voa, corre e exulta.
A vocação do padre não se alimenta no individualismo, pois nasce  numa comunidade e sua missão consiste em servir, dialogar, testemunhar e anunciar Cristo a todos.
O ministério do sacerdote é tornar presente Cristo depois de dois mil anos de história,  mas para isso acontecer além de anunciá-lo deve testemunhá-lo se tornando um exemplo, um modelo, uma referência de  alguém que  encontrou Jesus, o segue e se torna no mundo um outro Cristo.

  • A expectativa sobre o sacerdote.

Cada homem precisa de mestres, de modelos para crescer e viver e o padre é uma pessoa que descobriu Cristo como modelo de vida, e  foi chamado por Ele a se tornar um sinal vivo de sua presença.
Quem olha o sacerdote,  mesmo pertencendo a outra denominação religiosa ou até não tendo religião nenhuma, mesmo assim tem aquela expectativa de descobrir ou até encontrar  aquela figura extraordinária que o sacerdote tem a missão de tornar presente na terra e que agora está no céu.

  • O encanto da função sacerdotal

Quando o Sacerdote exercita seu Ministério, não faz teatro, mas sabe que é chamado e tem recebido a graça da ordenação, que é a força necessária para o seu Ministério. Assim quando celebra a Eucaristia ou  administra os demais sacramentos,  é como se o mesmo Cristo  agisse, batizando, perdoando e celebrando a Ceia.
Não há dúvida: o padre é uma figura extraordinária, embora cheia de mistério e  sua missão, uma vez compreendida, não só entusiasma, mas se torna  urgência, urgência irrenunciável.


Nenhum comentário: