FORMAÇÃO BÍBLICA MISSIONÁRIA.


Paróquia assim, já era.
Paróquia que se parece mais com supermercado de produtos religiosos para todos os gostos e bolsos...já era.  O consumismo religioso com seus ritos vazios, sacramentos corridos, reuniões, cultos interesseiros e devoções intimistas já têm bastante.
Agora chegou o tempo do seguimento autêntico de Jesus Cristo, pois onde não há seguimento não há discípulo nem missionário e não há nem  fé verdadeira, mas só prosperam  divisões e competições.
O grande desafio de todas as paróquias é como fazer crescer a espiritualidade do discípulo missionário de Jesus em nossas comunidades e na própria vida pessoal.
A escolha da nossa Diocese de Rio Branco.
Ninguém pode seguir quem não conhece. Para seguir Jesus, é preciso conhecê-lo e o caminho mais seguro é o estudo dos evangelhos. É por isso que em Assembléia Solene, a nossa Diocese deu prioridade em todas as Pastorais e em todas as Comunidades ao cultivo do estudo do Evangelho.
Mas não pode ser qualquer estudo: é estudar para conhecer, amar, seguir e testemunhar Jesus Cristo. É estudo organizado, porque exige tempo, clima, gosto, dedicação. E pede Bíblia, caderno e caneta para não cair na superficialidade que é o maior perigo de quem foi chamado a servir a Deus. Pede um coração aberto para a Missão.
O Estudo do Evangelho é para todos.
O estudo do Evangelho destina-se a todos os que buscam o Caminho com coração humilde e sincero  e se decidiram a seguir Jesus Cristo como único Mestre e Senhor. Mas é uma exigência urgente para os que participam de grupos, de pastorais, de comunidades, de movimentos eclesiais, sobretudo para os que ocupam parcela de responsabilidades na vida da Comunidade cristã e para as pessoas que querem atuar como cristãos na política e nas organizações populares. Para todas estas pessoas o estudo do Evangelho deve ser prioridade e sem dúvida nenhuma.
As atitudes necessárias.
- Vamos ao Evangelho por amor à vida. Quem se aproxima do Evangelho vai carregando sua vida e a vida do povo sofrido com seus anseios, sonhos, derrotas e lutas.
-Vamos ao Evangelho com a fé do discípulo. Fé é confiar, acreditar, apostar, mesmo sem ver tudo cem por cento claro. Nós cremos que os Evangelhos nos transmitem a vontade de Deus. Cremos que Jesus Cristo é o único Mestre e Senhor e queremos aprender dele, da sua postura e de suas opções a partir de nossa vida pessoal e das situações concretas que vivemos.
- Vamos ao Evangelho com a humildade de quem sabe que já errou e necessita de conversão e de transformação, seja para si, seja para sua família, comunidade e a sociedade inteira.
-Vamos ao Evangelho para construir Comunidade, com atitude ecumênica e abertura ao diferente, mas sem perder a própria identidade eclesial.
-Vamos ao Evangelho para nos apaixonarmos de Jesus e de sua proposta, para sermos verdadeiros discípulos missionários, fiéis e entusiasmados como Ele
Como fazer?
1.       Copiar o texto sagrado antes da reunião. Ler atentamente, esclarecer as palavras difíceis e se familiarizar com o texto.
2.       Contar com próprias palavras imaginando a cena viva, como se nós estivéssemos lá observando e olhando.
3.       Deixar que o texto ilumine nossa vida e descobrir quais os recados da Palavra de Deus para nós, para a nossa Comunidade e para toda a Sociedade.
4.       Decidir uma ação na linha da transformação tanto pessoal como social, eclesial ou pastoral
5.       Termina-se com a oração espontânea, para que as luzes e os compromissos sejam transformados em ação.

A Palavra de ordem é portanto: COMEÇAR LOGO com entusiasmo, coragem e organização.
BOM TRABALHO!!!!





Nenhum comentário: