QUAL O SENTIDO DE ACENDER AS VELAS?



“ Tua Palavra Senhor  é lâmpada para os meus passos”
Em torno da arca da aliança (caixa de madeira que guardava as tábuas dos mandamentos) havia alguns acessórios os quais adornavam esses 10 mandamentos da lei de Deus, entre eles estava um candelabro com sete velas para iluminar o ambiente. “Fez também sete lâmpadas: e sete acendedores e sete apagadores eram de ouro puro” (Ex 37,23). –Também hoje acendemos vela em torno de uma imagem ou bíblia, no altar da celebração, na procissão, na hora do batizado, em um velório. Isso são ritos e gesto simbólicos que herdamos de Moisés.
“De dia a nuvem de javé pousava sobre o santuário; e de noite dentro dela havia um fogo, que era visto por toda a casa de Israel, durante todo o tempo de sua viagem” (Ex 40,38). –Como vimos anteriormente avia uma grande luz na caminhada do povo. Essa luz era Deus. Na leitura bíblica fala que ela iluminava toda a casa de Israel, pois bem, aquela gente esta protegida por Deus o qual conduzia como que uma grande vela, ela iluminava e protegia o povo de Moisés a caminho.
-Elias sobe num carro de fogo, 2Rs 2,11:
-Os três jovens judeus na fornalha de fogo, Dn 3,8-50
-O trono do ancião era como labaredas de fogo Dn 7,9-10.
Nas três citações acima não vemos muita conotação ao costume de acender velas, mas para quem tem fé pode acreditar com bom senso que o fogo na bíblia é também um sinal de poder, libertação e santidade. No caso de Dn 3, 8-50. Deus usa o fogo tanto para libertar os três jovens como para confundir os que não crêem nele.
No caso das 10 virgens que esperavam os noivos para o casamento Mt 25,1-13, nos chama muito a atenção em relação às lâmpadas preparadas. As que tinham óleo conseguiram manter suas luminárias acesas e participaram da festa a qual estavam esperando. As que não levaram combustível não conseguiram preservar suas tochas e foram chamadas de virgens sem juízo.

-Pentecostes: “Apareceram então umas como línguas de fogo, que se espalharam e foram pousa sobre cada um deles” (At 2,3). O dia de Pentecostes é considerado pela nossa Igreja como a conclusão que o Espírito Santo dá sobre a Igreja que Jesus Cristo iniciou. As línguas de fogo com certeza são as vela que a Santíssima trindade usa para iluminar toda a sua obra. Esse era um momento de oração dos apóstolos no cenáculo local de encontro de fé dos amigos e colaboradores de Jesus. Que possamos também manter nossa chamas, nossas velas acesas para ajudar o Espírito de Deus clarear as trevas do Mundo.
-Apocalipse:Uma Mulher vestida com o sol” (Ap 12,1a). A Mulher, Maria mãe de Deus vestida com o sol, sem dúvida foi uma das coisas mais bonitas que o apóstolo João pode contemplar em sua visão apocalíptica. Nela estava toda a luz, todo esplendor e beleza de uma veste muito especial dada pelo próprio Deus. Esse é também um grande sinal iluminador, muito mais que uma grande vela.



Nenhum comentário: