O QUE É ECUMENISMO.



 A fé que nos une. Os cristãos de todas as denominações acreditam e anunciam que Deus é Uno e Trino, quer dizer: há um só Deus em três Pessoas, Pai, Filho e Espírito Santo. Acreditam também que Jesus se encarnou, padeceu morreu e ressuscitou. Disso ninguém discorda e constitui a verdade principal do cristianismo.

Fé morta. Mas quando este anúncio não for acompanhado  pelo testemunho de vida, de perdão e do amor, então a fé  se torna uma fé morta que se expressa muitas vezes desprezando, condenando e até matando os outros.

A agressão e o sectarismo das novas igrejas. Se as igrejas mais antigas dialogam e colaboram, as mais novas, sobretudo aquelas que surgiram nestas últimas décadas, trilham o caminho oposto e se apresentam como as donas da salvação. Elas pregam que só quem aceitar o Jesus deles está salvo e que o Batismo da Igreja católica não tem valor. Algumas igrejas chamadas de neo-pentecostais mais agressivas e sectárias chegam a proibir qualquer amizade com os católicos que chamam de idólatras.
Esta situação de conflito se torna um verdadeiro escândalo e dificulta a fraternidade e a convivência em qualquer lugar, inclusive nos ambientes de trabalho, escolas, hospitais. Acontece que muitas pessoas ficam escandalizadas mesmo por causa deste comportamento agressivo “em nome de Jesus”  e acabam abandonando qualquer tipo de religião.

Ecumenismo. Por nossa consolação as Igrejas mais antigas como a Católica, Ortodoxa, Luterana, Anglicana estão se reconciliando e caminhando juntos fazendo um maravilhoso caminho de dialogo, de valorização mútua e de colaboração pedindo ao Espírito o dom da unidade. Esta caminhada fraterna entre Igrejas cristãs chama-se  de Ecumenismo que olha mais o que une do que o que divide.

Ecumenismo é:
- Conversão de coração para reconhecer o que há de bom nas outras Igrejas cristãs;
- Ficar alegre com muito que temos em comum, em vez de ficar buscando motivos para
   briga;
- Procurar conhecer as outras igrejas, sem preconceito e sem ingenuidade também;
- Colaborar com os irmãos de outras Igrejas em tudo o que ajuda o progresso do projeto
  do Reino;
- Orar pela unidade, com seriedade e ternura;
- Tratar as outras igrejas como gostamos que a nossa seja tratada;
- Buscar a verdade juntos, lealmente, no desejo sincero de sermos, todos, cada vez mais
  fiéis a Jesus.
- Manter a própria identidade religiosa e respeitar a escolha religiosa do outro.

 A oração de Jesus. Para isso acontecer precisamos entender o ensinamento de Jesus que na  ultima Ceia fez esta oração: “Pai que todos sejam um, para que o mundo acredite que me enviaste.” (João 17,21).



Nenhum comentário: