PARAISO, INFERNO E PURGATORIO : O QUE SÃO E O QUE DIZ A REVELAÇÃO A RESPEITO DELES ?



O   que são ?  Antes de tudo devemos dizer que não são “lugares” aonde vão  as almas, porque no além as almas não precisam de um espaço físico para ficar  em quanto são espirituais e também na ressurreição dos mortos os corpos dos ressuscitados serão espiritualizados como o corpo de Cristo ressuscitado e por isso não terão necessidade de um espaço físico.

Paraíso, inferno e purgatório são  “ estados”, condições, modos de ser das almas
Estado de comunhão com Deus (=Paraíso); estado de separação total de Deus (=Inferno) e estado de purificação para poder vês a Deus (= Purgatório)

O Paraíso ou Céu ou Bem-aventurança celeste é o estado, a condição de felicidade própria dos “salvos”, dos “santos”, isto é daqueles que durante sua vida terrena ou após a morte foram purificados pelo sangue de Cristo e santificados pelo seu Espírito e foram admitidos  a participar da “Jerusalém celeste” e vêem a Deus e gozam da plena e terna felicidade.

O inferno é o estado, a condição de infelicidade própria daqueles que durante sua vida terrena livremente e conscientemente rejeitaram o Amor de Deus, a sua Graça, a sua  Palavra,os seus mandamentos, rejeitaram a Jesus Cristo escolhendo de praticar o que não agrada a Deus e morreram sem se arrepender disso. No momento da morte  as almas separadas do corpo não tem mais possibilidade de mudar de comportamento e permanecem  em maneira definitiva na mesma condição em que se separaram do corpo se identificando com as próprias escolhas: uma alma fechada ao amor de Deus e ao amor ao próximo. Por isso nunca mais poderão  experimentar a felicidade que vem do amor  de Deus.

O Purgatório é o estado, a condição de purificação em que se encontram as almas que ao longo da vida se arrependeram de seus pecados e se abriram ao amor de Deus  ,mas que na hora da morte não estão ainda totalmente purificadas das más inclinações e  resquícios  dos pecados  cometidos e precisam então de ser penetradas totalmente do “fogo” do amor de Deus  para ser purificadas e poder  “Ver” a Deus e participar de sua alegria. O Purgatório é um estado transitório e não definitivo. Quem morre  plenamente purificado e cheio da Graça de Deus experimenta logo a alegria do Paraíso, isto é da comunhão e visão de Deus.

FUNAMENTAÇÃO BÍBLICA

Para o Paraíso:
Mt  5,8 ;1 Cor 12,12;1Jo 3,1:anunciam aos justos a visão de Deus  face- à -face
2 Cor 5,6-8 : Paulo deseja deixar o corpo para habitar junto do senhor
Lc  12,37;14,16-24;Mt 22,1-14;25,1-12: Jesus apresenta a felicidade do céu com um banquete
                                                                  aonde  o  verdadeiro alimento será Deus mesmo
Ap 21 e 22  :  Descreve a felicidade dos Salvos
Lc 23,43; Ap 2,7 : O Paraíso não é um lugar ,mas o estado de plena felicidade








 Para o Inferno:
Em muitas parábolas Jesus fala de duas formas de vida no além  : Bem-aventurada e infeliz :
Joio e trigo (Mt 13,24-2,36-42); Peixes bons e peixes ruins ( Mt 13,47-50); Convidados e excluídos do banquete ( Lc 14,16-24) ; virgens sabias e virgens tolas ( Mt 25,1-12; Lc 13,27-29);
Destino do rico egoísta e do pobre ( Lc 16,19-31); O juízo universal (Mt 25,33-46)
Mc 2,28s: o pecado contra o Espírito Santo nunca será perdoado
Jo5,28: os mortos sairão dos sepulcros uns para a vida e outros para a condenação eterna
Mc 9,47s: é melhor entrar no Reino com um olho só que ser atirado no Inferno com os dois
Gl 5,19-21 :   Quem praticar as obras da carne não herdará o Reino de deus
Ef 5,5: fornicadores ,   impuros e avarentos não herdarão o Reino           de Deus
2Cor 4,3 :   o evangelho permanece velado para quem se perde
Ver ainda:   1Cor 6,9s; 2Cor 2,15s;13,5; 1Tm 5,6.11-15;2Tm2,12-20;2Pd 2,1-4.12;3,7;Jd 6.12;Tg2,13;4,4-8;Ap 21,8.27;22,15


Para o Purgatório;
2 Mc 12,39-45 : Judas  Macabeu mandou oferecer sacrifícios para que os mortos fossem perdoados
                           De seus pecados
Mt 5,25: Jesus dá a entender que após a vida presente pode haver um cárcere donde o réu sai depois
               De ter expiado todas as suas dívidas
1 Cor 3, 10-15: Após a morte saremos avaliados e purificados pelo fogo


REZAR PELOS MORTOS

- Na Bíblia. O  texto que nos fala explicitamente da oração pelos mortos é o texto já citado de 2 Mc 12,39-45.
Porém a pratica da Oração pelos mortos é bem presente na Tradição da Igreja, na Liturgia e no Magistério. O Concilio Vaticano 2, nos ensina que :
“ A Sagrada Tradição e a Sagrada Escritura estão estritamente relacionadas entre si. Derivando ambas da mesma fonte divina,formam como que uma só coisa e tendem ao mesmo fim”(DV.n ° 9) e ainda: “A Sagrada Tradição e a Sagrada Escritura constituem um só deposito sagrado da Palavra de Deus,confiado à Igreja”( DV.n°10).Por isso não é somente a sagrada escritura o instrumento pra conhecer o que Deus quer de nós e o que é certo o errado fazer,mas além da Sagrada escritura a palavra de Deus vem a nós também através da Sagrada Tradição.

- Na  Tradição da Igreja. Na primeira Literatura cristã, na Liturgia e no Magistério  se praticam e incentivam a oração pelos mortos Vejamos:

a-      Os antigos escritores  cristãos :
-  São João Crisóstomo( + 407) refere que” os Apóstolos instituíram a oração pelos mortos e que esta presta grande auxilio e real utilidade”( in Philipp.III,4)
Nas Atas do Martírio de Santa Perpetua de Cartágo-Africa( sec.III) a mártir reza por seu irmão Dinócrate falecido
Tertuliano (séc.III) atesta o uso de sufrágios na Liturgia de Cartago
Também S.Cipriano(séc.III)atesta  o uso da oferta do sacrifício eucarístico pára os defuntos.

b-  Liturgia e Magistério.
A “ Didascalía” ou “Doutrina dos Apóstolos” (Séc.III)  ensina a oferecer a eucaristia seja nas assembléia como nos cemitérios orando pelos mortos.
Os “ Cânones de Hipólito’( séc. III) contem uma rubrica de “anámnese”,memorial em favor dos defuntos.
Serapião de Tmuis ,no Egito( séc. IV) compôs uma coletânea litúrgica em que tem a intercessão pelos mortos.
Nas Constituições Apostólicas (séc.IV) se reza pelos defuntos
c.  Arqueologia
O “Epitácio de Abércio”bispo di Hierápolis na Frígia-Asia menor (Fins do II séc.) pede aos irmãos de orar por ele.
No Cemitério de Priscila em Roma sobre túmulos do III séc.se pede orações pelos defuntos
No séc.IV são numerosos os túmulos com inscrições de pedido de oração, até se pede a intercessão da Mãe de Deus.

QUAL O SENTIDO DA ORAÇÃO PELOS  MORTOS ?

Os cristãos na terra oferecem a  Deus preces e atos meritórios em favor das almas do purgatório
O  Senhor,aceitando esses sufrágios, propicia a graça necessária para que se deixem penetrar mais profundamente pelo amor de Deus que nelas deve consumir as impurezas deixadas pelo pecado.
Os sufrágios assim feitos não derrogam a obra satisfatória de Cristo. Com efeito:
1)      a satisfação prestada por Cristo ao Pai não dispensa o cristão de satisfazer por seus pecados pessoais., Deus que te criou sem ti,não te salva sem ti”, diz s>Agostinho. Todavia a satisfação que o cristão presta,não é independente da satisfação de Cristo; é apenas a frutificação dos méritos de Cristo no cristão. E´ Cristo quem nos dá a graça de satisfazer.
2)      Os sufrágios(orações e obras meritórias) que apresentamos a Deus em favor dos falecidos,também são frutos dos méritos do Salvador; é a imagem de Cristo vivendo no cristão que dá valor de salvação às preces w às boas obras e lhe possibilita acesso ao Pai
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