Qual o significado das Procissões?




 PROCISSÃO no ANTIGO TESTAMENTO.

A maior procissão foi a de Moisés.
Moisés fez a maior procissão do Antigo Testamento quando se narra a saída dos israelitas do Egito ( Ex 13, 17-22).
- Aquela multidão em grande procissão tinha fé na presença de Deus caminhando com se Povo em busca de liberdade, moradia e terra para plantar.
 - Naquela procissão, Moisés conduzia as relíquias dos ossos  de José, filho de Jacó que há 400 anos havia  atraído aquela gente para o Egito. Aqueles ossos representavam uma lembrança, um sinal de uma história gloriosa que ninguém podia esquecer.
 -Aquela procissão era um gesto de agradecimento pela libertação da escravidão, operada pelo poder de Deus, através da liderança de Moisés. -O A  procissão do Rei Davi: o Rei Davi transportava a Arca da Aliança para Jerusalém durante uma Procissão bem animada, onde ele mesmo dançava  ao som de harpas e cítaras. O rei se alegra com o momento de fé e homenageia Deus em esse cortejo. (I Crônicas, 13)

PROCISSÃO NO  NOVO TESTAMENTO.

-Procissão de Jesus na Galiléia.
Jesus saiu da Galiléia e foi para o território da Judéia, além do Jordão. Acompanharam-no grandes multidões e ali as curou” (Mt 19, 1-2).  Levemos bem em conta essa expressão de Mateus: “Acompanharam-no grandes multidões”. Jesus se apresentou com Filho de Deus e era um grande líder religioso. O povo em multidão buscava e seguia Jesus, atraído pela esperança de novos tempos e pela realização do reino de Deus.
Procissão de Jesus em Jerico.
“Enquanto saíam de Jericó, uma grande multidão o seguiu” (Mt 20,29-34). Em Jericó acontece uma outra procissão. Novamente uma multidão seguia Jesus, expressão de grande movimentação do povo que queria caminhar com Jesus.
Procissão de Domingo de ramos:
 -Observemos também o grande momento de Jesus em sua entrada triunfal em Jerusalém. As pessoas nesta grande procissão estendiam mantos no chão e cortavam ramos de árvores e soltavam pelo caminho. Talvez essa seja a procissão mais original de Jesus, pois houve grande manifestação verbal da população com gestos e gritos de louvores dando boas vindas ao profeta esperado. “Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana no mais alto dos Céus” (Mt 21,7-11).
Procissão na beira do mar da Galiléia.
“Jesus saiu de novo para a beira do mar. Toda a multidão ia ao seu encontro” (Mc 2,13). Toda a multidão parece ser todo o povo daquela região. Aqui Jesus está em missão na Galiléia. Após a morte de João Batista Jesus parte para o local onde João pregava e forma-se outra grande procissão.

Um comentário:

Anônimo disse...

O nosso povo católico que não tem um contato constante com a palavra de Deus, tinham que ler essa materia. Fico muito feliz por sua esclarecedoras palavras, que Deus te abençoe sempre, o Senhor é um homem inspirado por Deus.

Abraços!!!
Mª do Carmo